Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Corinthians perde outra fora de casa e agora a briga para é se manter no G4

Mateus Vital e Britez brigam pela bola em Fortaleza x Corinthians, partida do Campeonato Brasileiro realizada no Castelão - Lucas Emanuel/AGIF
Mateus Vital e Britez brigam pela bola em Fortaleza x Corinthians, partida do Campeonato Brasileiro realizada no Castelão Imagem: Lucas Emanuel/AGIF

Colunista do UOL

21/08/2022 20h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Corinthians entrou em campo neste domingo (21) contra o Fortaleza, no Castelão, poupando vários titulares e se deu mal mais uma vez fora de casa, sendo derrotado por 1 a 0.

Pensando no jogo da próxima quarta-feira (24) contra o Fluminense, pela ida da semifinal da Copa do Brasil, no Maracanã, o técnico Vítor Pereira deixou Fagner, Balbuena, Gil e Fábio Santos de fora, e com Du Queiroz, Renato Augusto, Adson e Yuri Alberto no banco. Além disso, promoveu dois jogadores que retornaram recentemente ao time como titulares: o volante Ramiro e o meia Mateus Vital.

Mas, como de costume, o Corinthians deixou a desejar fora de casa. Sem conseguir demonstrar força ofensiva e errando muitos passes, o time de VP fez um primeiro tempo fraco, levando perigo ao gol de Fernando Miguel apenas numa cobrança de falta de Róger Guedes, para fora.

Na segunda etapa, o Corinthians voltou com Du Queiroz e Yuri Alberto nos lugares de Fausto Vera e Róger Guedes, mas o time não conseguiu melhor. Por outro, o Fortaleza cresceu em campo e passou a levar perigo ao gol de Cássio. Primeiro numa cobrança de escanteio de Juninho Capixaba, que bateu na trave. Depois, com Romarinho e Robson. Aos 20 minutos, o time cearense, apoiado por mais de 40 mil torcedores, abriu o placar aproveitando uma saída de bola errada de Bruno Méndez, com Moisés, que ainda driblou Robson Bambu antes de finalizar com categoria.

Pouco antes do gol, Vítor Pereira havia colocado Léo Natel e Renato Augusto, mas o Corinthians não conseguiu reagir apesar de ter o controle do jogo e mais posse de bola (64% a 36%), segundo as estatísticas do SofaScore. No geral, o Corinthians mais uma vez sentiu muita dificuldade para construir jogadas ofensivas e terminou o jogo com só uma finalização certa. E mesmo com tanta posse, deu apenas sete finalizações contra 12 do Fortaleza, que foi mais objetivo na partida.

Nos últimos 11 jogos como visitante na temporada, o Corinthians ganhou apenas um jogo — do Atlético-MG, no Mineirão, com gols no final da partida. Com o resultado, o Corinthians ficou a dez pontos do líder Palmeiras, perdeu a chance de diminuir a diferença e agora vai precisar brigar para conseguir se manter no G4 do campeonato, já preocupado com a aproximação de outros concorrentes, como Athletico-PR, Atlético-MG e Internacional. É bom o Corinthians abrir o olho para não perder a vaga direta na Libertadores.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL