Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Flamengo dá a maior goleada de um visitante na Argentina pela Libertadores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Flamengo conseguiu um placar histórico, nesta quarta (31), ao golear o Vélez Sarsfield-ARG por 4 a 0, no jogo de ida da semifinal da Copa Libertadores. O resultado igualou as vitórias do Santos sobre o Botafogo (4 x 0 em 1963) e do Boca Juniors-ARG sobre o América de Cali-COL (em 2003), até então as maiores de times visitantes em semifinais da competição sul-americana, desde 1960.
A goleada do Flamengo foi também a maior sobre um clube argentino na Argentina. Até hoje, nenhum clube havia vencido um time argentino, como visitante, por quatro gols de diferença. Desde 1960, as maiores vitórias tinha sido do Peñarol-URU por 3 a 0 sobre o Huracán, na semifinal de 1974; do próprio Flamengo, sobre o River Plate, por 3 a 0, na semifinal de 1982; do Tigres-MEX sobre o Banfield, por 3 a 0, na fase de grupos de 2005; do Cruzeiro, sobre o Estudiantes, por 3 a 0, na fase de grupos de 2011; do Atlético-MG sobre o Arsenal por 5 a 2, na fase de grupos de 2013; e do Palmeiras sobre o River Plate por 3 a 0 na semifinal de 2020.
Em torneios sul-americanos, o Flamengo conseguiu igualar o recorde do Cruzeiro como o brasileiro com a maior vitória sobre um time argentino fora de casa. Em 1999, a Raposa bateu o Racing, na Argentina, por 4 x 0. Em 2017, o Libertad-PAR aplicou a maior goleada de um visitante na Argentina ao vencer o Huracán por 5 x 1 nas oitavas de final da Copa Sul-Americana.
Pedro, autor de três gols contra o Vélez, igualou também a marca de outros três jogadores que conseguiram marcar três ou mais gols em um jogo de semifinal. O primeiro deles foi Pelé, que marcou três vezes para o Santos na goleada sobre o Botafogo, no Maracanã, por 4 a 0, em 1963. Outro foi o colombiano Usuriaga, que fez quatro gols na vitória do Atlético Nacional-COL por 6 a 0 sobre o Danubio-URU, em casa, em 1989. Já o último havia sido o chileno Ivo Basay, na vitória do Colo-Colo-CHI, em casa, por 3 a 2 sobre o Cruzeiro, na Libertadores de 1997.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.