Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Richarlison foi o melhor brasileiro nesta 1ª rodada da Liga dos Campeões

Richarlison, do Tottenham, comemora seu gol contra o Olympique de Marselha na Champions - Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images
Richarlison, do Tottenham, comemora seu gol contra o Olympique de Marselha na Champions Imagem: Tottenham Hotspur FC/Tottenham Hotspur FC via Getty Images

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Autor dos dois gols do Tottenham na vitória sobre o Olympique de Marselha por 2 x 0, nesta quarta (7), o atacante Richarlison foi o grande destaque entre os brasileiros nesta 1ª rodada da Liga dos Campeões 2022/23.

Em seu 6º jogo pelo clube inglês, Richarlison finalmente desencantou e marcou seus primeiros gols com a camisa time londrino, justamente em sua estreia na Champions League.

Nesta 1ª rodada, além de Richarlison, apenas mais um brasileiro marcou gol: Vinícius Júnior, que abriu o placar na vitória do Real Madri sobre o Celtic-ESC, por 3 x 0, fora de casa.

No geral, dos 46 brasileiros que estão inscritos nesta edição da Liga dos Campeões, apenas 22 entraram em campo, sendo 17 titulares. No empate do Red Bull Salzburg-AUT por 1 x 1 com o Milan-ITA, o único titular foi o atacante Fernando, do time austríaco, que deu uma assistência. Durante o jogo, entraram o zagueiro Bernardo, do Salzburg, e o atacante Júnior Messias, no Milan.

Na surpreendente vitória do Shakhtar Donetsk da Ucrânia por 4 x 1 sobre o RB Leipzig, na Alemanha, o lateral Lucas Taylor foi titular do time ucraniano, jogando os 90 minutos. Na vitória do Real Madrid, além de Vinícius Júnior, o zagueiro Éder Militão foi titular, mas foi substituído no intervalo, após sentir uma lesão. No final do jogo, aos 35 minutos, Rodrygo entrou no lugar de Vini Jr.

Na vitória do Benfica por 2 x 0 sobre o Maccabi Haifa, de Israel, David Neres foi titular no time português, mas foi substituído aos 20 minutos do segundo tempo. Na vitória do Manchester City por 4 x 0 sobre o Sevilla, o goleiro Ederson foi o titular do time inglês. Já no time espanhol, o lateral esquerdo Alex Telles começou como titular, mas saiu aos 12 do segundo tempo.

Completando os jogos de terça, na vitória do PSG, Neymar e Marquinhos foram titulares no time francês, na vitória por 2 x 1 sobre a Juventus, que contou com o zagueiro Bremer e o lateral direito Danilo. Neymar, com uma assistência, foi o grande destaque entre os brasileiros na partida.

Nesta quarta, na vitória do Sporting-POR por 3 x 0 sobre o Eintracht Frankfurt, na Alemanha, tivemos dois titulares: o zagueiro Tuta, pelo time alemão, e o lateral esquerdo Matheus Reis, no time português. Na goleada do Napoli por 4 x 1 sobre o Liverpool, foram três titulares no time inglês (o goleiro Alisson, o volante Fabinho e o atacante Roberto Firmino, que foi substituído no 2º tempo). Na etapa final, o volante Arthur fez sua estreia pelo Liverpool.

Na vitória do Atlético de Madri sobre o Porto, por 2 x 1, tivemos 4 brasileiros, mas apenas no time português: o atacante Pepê, o meia Galeno e o centroavante Evanílson, além do atacante Gabriel Veron, que entrou no segundo tempo. Na vitória do Tottenham, além de Richarlison, o time inglês contou com o lateral direito Emerson Royal como titular. Pelo Olympique, o meia Gerson atuou durante os 50 minutos.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, Gerson atuou por 50 minutos nesta partida. O erro já foi corrigido.