Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Mal fora de casa, Corinthians fica fora do G4 pela 1ª vez neste Brasileirão

Gil, do Corinthians, comete pênalti sobre Éder, do São Paulo, em partida do Brasileirão - Marcello Zambrana/AGIF
Gil, do Corinthians, comete pênalti sobre Éder, do São Paulo, em partida do Brasileirão Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Colunista do UOL

11/09/2022 18h01

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São Paulo, com reservas, e Corinthians empataram neste domingo (11), no Morumbi por 1 x 1, pela 26ª rodada do Brasileirão. Com o resultado, o Corinthians chegou a 44 pontos, caiu para a 5ª colocação e pela primeira vez neste campeonato fica fora do G4, já que Inter e Fluminense venceram no sábado (10). Líder por 6 rodadas, o Corinthians foi vice em 10 rodadas, 3º por 7 rodadas e 4º por 3 rodadas.

Semifinalistas da Copa do Brasil, São Paulo e Corinthians entraram em campo com diferentes estratégias. O São Paulo, que jogou na última quinta-feira pela semifinal da Copa Sul-Americana, entrou com um time reserva no clássico, repetindo apenas o goleiro Felipe Alves. Já o Corinthians, que teve a semana livre, foi com o time praticamente todo titular, preservando apenas Fágner e Renato Augusto, que se recuperam de lesão.

No início do jogo, o Corinthians começou com mais intensidade, acertando mais os passes e conseguiu abrir o placar em seu primeiro ataque, aos 14 minutos, quando Giuliano deu um ótimo passe para Yuri Alberto acertar um chutaço de fora da área.

Depois do gol, porém, o Corinthians diminuiu o ritmo, recuou e ficou apenas vendo o São Paulo jogar. Aos 33 minutos, Gil cometeu pênalti em Éder, após um ótimo lançamento de Rafinha. O próprio Éder bateu e empatou o jogo. Nos minutos finais do primeiro tempo, o São Paulo foi superior.

No segundo tempo, o Corinthians voltou melhor e quase fez o segundo, mas Róger Guedes, que vinha mal na partida, perdeu uma grande chance num contra-ataque. Aos 15 minutos, os dois treinadores mexeram em suas equipes. Ceni colocou Luciano e Pablo Maia nos lugares de Bustos e Andrés. Já Vítor Pereira colocou Renato Augusto no lugar de Giuliano.

Depois disso, o Corinthians continuou melhor, mas quase levou um gol, num erro de Fausto Vera, em que Éder aproveitou e carimbou o travessão de Cássio. Vítor Pereira colocou depois Adson e Mateus Vital nos lugares de Gustavo Mosquito e Róger Guedes. As mudanças surtiram efeito, o Corinthians melhorou ainda mais e chegou muito perto de marcar o gol da vitória. Primeiro com Bruno Méndez, que furou na cara da Felipe Alves. Depois, numa cabeçada de Mateus Vital e num chute de Vera, no travessão.

Mas nos minutos finais o São Paulo reequilibrou o jogo, que terminou com um empate ruim para os dois lados. O Corinthians, com um time titular, chegou aos 5º jogo na temporada sem vitória fora de casa. Como visitante, aliás, o Corinthians venceu apenas 1 (Atlético-MG) de seus últimos 12 jogos. No Morumbi, o Corinthians completou 11 jogos sem vitória, a última foi em 2017, e 12 sem vitória pelo Brasileirão (venceu a última em 2009).

Contra o São Paulo, no 4º clássico do ano, Vítor Pereira segue sem vencer Rogério Ceni. Depois de perder duas vezes no Paulistão (0 x 1 e 1 x 2), empatou no 1º turno, em Itaquera (1 x 1), pelo Brasileirão.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter