Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Palmeiras pode ser o campeão com menos derrotas nos pontos corridos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Líder do Brasileirão com 9 pontos de vantagem para o Fluminense, o 2º colocado, o Palmeiras tem o melhor ataque da competição (44 gols), a melhor defesa (19 gols sofridos), é o único invicto fora de casa e perdeu apenas 2 dos 27 jogos disputados. Além disso, vem com a maior série invicta do campeonato com 12 jogos sem derrota.
Depois de perder para o Ceará na 1ª rodada, o time de Abel Ferreira voltou a ser derrotado apenas na 15ª rodada, para o Athletico-PR, também no Allianz Parque, após 13 jogos de invencibilidade.
Na era dos Brasileirão por pontos corridos, apenas um time chegou à 27ª rodada com apenas 2 derrotas: o Fluminense, de Abel Braga, que acabou sendo campeão em 2012. Naquele ano, o Flu perdeu mais 3 partidas e ganhou o título com apenas 5 derrotas.
Mas os times com menos derrotas em uma única edição continuam sendo o São Paulo, de 2006, treinado por Muricy Ramalho, o Palmeiras, de Felipão, de 2018, e o Flamengo, de Jorge Jesus, de 2019, que perderam apenas 4 jogos dos 38 jogos disputados.
Em 2020, o São Paulo chegou à 27ª rodada (como essa atual de 2022), com apenas 3 derrotas e 6 pontos de vantagem para o Fluminense. Mas o time dirigido na época por Fernando Diniz acabou tropeçando nas rodadas finais. Nos últimos 11 jogos, ficou 7 sem vitória, perdeu 5 partidas, e perdeu o título para o Flamengo.
Com apenas 2 derrotas, o Palmeiras de Abel Ferreira tem a chance de ser o campeão brasileiro com menos derrotas na era dos pontos corridos. Nos próximos 11 jogos, o Verdão vai ter 5 jogos em casa (Coritiba, São Paulo, Avaí, Fortaleza e América-MG) e 6 jogos fora (Atlético-MG, Botafogo, Atlético-GO, Athletico-PR, Cuiabá e Internacional).
Sem perder como visitante desde a edição de 2021, o Palmeiras acumula 15 jogos de invencibilidade fora de casa e está a 1 jogo de igualar o seu próprio recorde, de 16 jogos, em 2018.
É claro que o time terá ainda jogos duríssimos, principalmente contra o Atlético-MG, no Mineirão, na próxima rodada, contra o Furacão, na Arena da Baixada, onde foi derrotado pela última vez na temporada, e contra o Inter, no Beira-Rio. Contra o Galo, o Palmeiras vai desfalcado de Danilo (expulso), Gustavo Gómez, Gustavo Scarpa e Zé Rafael (levaram o 3º amarelo) e Weverton (na Seleção Brasileira). Mas ainda assim o time tem uma 'gordura', para bater esse recorde de apenas 4 derrotas em uma única edição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.