Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Início de temporada de Neymar é sensacional e empolga a seleção

Neymar tenta jogada no amistoso da seleção brasileira contra Gana - Damien Meyer/AFP
Neymar tenta jogada no amistoso da seleção brasileira contra Gana Imagem: Damien Meyer/AFP

Colunista do UOL

23/09/2022 17h27

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira venceu com facilidade a seleção de Gana por 3 x 0, nesta sexta, num amistoso realizado na cidade de Le Havre, na França. Os três gols brasileiros foram marcados no 1º tempo, com Marquinhos aos 9 e Richarlison aos 28 e 39 minutos.

Neymar, que deu os passes para os dois gols de Richarlison, foi um dos destaques da seleção brasileira, ao lado do centroavante, e segue em excelente fase nesse início de temporada 2022/23. Desde julho, Neymar soma 12 jogos, 11 gols e chegou agora a 10 assistências. Pelo PSG, foram 11 jogos, 11 gols e 8 assistências. Sua participação em gols na temporada de é 1,75 por partida — 21 participações em 12 jogos.

No amistoso contra Gana, Neymar, além das assistências, se mostrou extremamente participativo, buscando criar jogadas ofensivas e também o gol. O camisa 10, pela seleção brasileira, passou em branco dessa vez, mas segue com números brilhantes. Em 120 jogos pelo Brasil (já é o 4º com mais jogos em todos os tempos), Neymar tem 74 gols (2º maior artilheiro) e incríveis 53 assistências (recordista).

No século 21, Neymar, inclusive segue como o jogador com mais assistências por seleções, à frente de Messi (48 pela Argentina), Cristiano Ronaldo (41 por Portugal), e Ozil (40 pela Alemanha) e De Bruyne (40 pela Bélgica).

Na vitória sobre Gana, tivemos também outras marcas importantes. O zagueiro Thiago Silva, que começou como titular, entrou em campo pela 108ª vez, sendo o 5º com mais jogos na história da seleção. O atacante Richarlison, com os dois gols, chegou a marca de 16 pelo Brasil, sendo o 4º maior artilheiro da era Tite, desde 2016, atrás de Neymar (27), Gabriel Jesus (19) e Philippe Coutinho (16).

O goleiro Alisson, que fez seu 56º jogo, não levou gol mais uma vez e agora soma 39 partidas sem ser vazado, sendo o 5º nesse ranking na história da seleção, atrás de Taffarel (55), Dida (50), Leão (46) e Júlio César (44). Já o técnico Tite venceu sua 56ª partida pelo Brasil e está a três vitórias de igualar Dunga, o 3º técnico com mais vitória na história da seleção.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter