Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Equipe ideal de Tite funciona e seleção já tem seus titulares para Copa

Neymar e Raphinha comemoram gol marcado pela seleção brasileira contra a Tunísia - Anne-Christine Poujoulat/AFP
Neymar e Raphinha comemoram gol marcado pela seleção brasileira contra a Tunísia Imagem: Anne-Christine Poujoulat/AFP

Colunista do UOL

27/09/2022 17h25

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A seleção brasileira goleou a Tunísia por 5 a1, nesta terça-feira (27), no estádio Parque dos Príncipes, em Paris, no último amistoso antes da estreia na Copa do Mundo de 2022, em 24 de novembro, contra a Sérvia.

O técnico Tite mudou o time titular em relação àquele que venceu a seleção de Gana na última vez e foi com sua formação mais utilizada na reta final das Eliminatórias, com dois volantes (Casemiro e Fred), dois meias (Lucas Paquetá e Neymar) e dois atacantes (Raphinha e Richarlison).

No primeiro tempo, a seleção brasileira sobrou, fez quatro gols e deu toda pinta de ter os seus 11 titulares para a estreia do Mundial do Qatar de 2022, com exceção da lateral esquerda, que não contou o com o titular Alex Sandro, machucado. Contra a Tunísia, o Brasil começou com Alisson, Danilo, Thiago Silva, Marquinhos e Alex Telles; Casemiro, Fred, Lucas Paquetá e Neymar; Raphinha e Richarlison.

Os dois atacantes, Raphinha e Richarlison, aproveitaram muito bem o último teste e praticamente confirmaram suas vagas no time titular. Raphinha abriu o placar do amistoso aos 11 minutos, deu o passe para o segundo gol e fez o terceiro gol do jogo, aos 40 minutos da primeira etapa. Já Richarlison fez o segundo gol do Brasil, aos 19 minutos e deu o passe para o quarto gol, de Raphinha. O atacante do Tottenham, aliás, chegou ao seu 7º gol pela seleção nos últimos 6 jogos. Já Raphinha chegou a marca de 5 gols e 4 assistências em 11 jogos pela seleção, onde foi titular nos últimos 9 jogos.

No segundo tempo, Tite modificou bem a equipe, que mesmo com um a mais, não transformou em gols a superioridade em campo. No intervalo, Paquetá e Richarlison saíram para as entradas de Pedro e Vinícius Júnior. Depois, aos 20 minutos, entraram Antony e Renan Lodi nas vagas de Raphinha e Alex Telles. Já aos 33 minutos, saíram Marquinhos e Fred e entraram Ibañez e Rodrygo.

Entre os seis jogadores que entraram no segundo tempo, Pedro e Vinícius Júnior foram aqueles que se destacaram mais. O centroavante do Flamengo, comprovando sua ótima fase, aproveitou uma sobra e com muito oportunismo fez o 5º gol do jogo. Já Vini Jr. mostrou bastante movimentação.

O Brasil venceu seus dois amistosos contra seleções africanas com folga (3 x 0 em Gana e 5 x 1 na Tunísia), segue como líder do ranking da Fifa, vem com jogadores em ótimos momentos, como Neymar, Vinícius Júnior, Richarlison, Raphinha, e ótimas opções no banco, como Antony, Rodrygo, Pedro e uma equipe pronta para o Mundial.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter