Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Endrick é o 2º jogador mais novo a atuar no Brasileirão por pontos corridos

Endrick com a bola dominada em Palmeiras x Coritiba, pelo Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF
Endrick com a bola dominada em Palmeiras x Coritiba, pelo Brasileirão Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

07/10/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O atacante Endrick, de 16 anos, fez sua estreia pelo Palmeiras na vitória sobre o Coritiba por 4 a 0, ontem (6), no Allianz Parque. A revelação das categorias de base do Verdão entrou em campo aos 22 minutos do segundo tempo, no lugar de Rony, e se tornou o jogador mais novo a atuar pelo clube, desde 1914.

Com apenas 16 anos, 2 meses e 15 dias, Endrick se tornou também o segundo jogador mais novo a atuar no Campeonato Brasileiro na era dos pontos corridos, desde 2003, atrás apenas do atacante Ângelo, que estreou pelo Santos, em 2020, com 15 anos.

Contra o Coritiba, Endrick passou em branco, mas ainda terá a chance nas próximas rodadas para marcar seu primeiro gol pelo Palmeiras. Se isso acontecer, ele será o jogador mais novo a marcar um gol na era dos pontos corridos, tendo a chance de superar o atacante Jô, que, em 2003, na primeira edição, fez um gol (sobre o Inter), aos 16 anos, 4 meses e 4 dias.

Desde 2003, 21 jogadores entraram em campo pelo Brasileirão aos 16 anos. Entre eles, Gabigol (ainda pelo Santos), Rodrygo (ex-Santos) e Vinícius Júnior (ex-Flamengo), e Paulinho (ex-Vasco e hoje no Bayer Leverkusen). Alexandre Pato (pelo Inter, em 2006) e Neymar (em 2009, com a camisa do Peixe), foram ainda os mais jovens daquelas edições.

Jogadores mais novos a disputar o Brasileirão na era dos pontos corridos (2003-2022)

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter