Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Flamengo mereceu mais a vitória, mas Corinthians sai forte após a 1ª final

Yuri Alberto dribla David Luiz em Corinthians x Flamengo, partida de ida da final da Copa do Brasil - Ettore Chiereguini/AGIF
Yuri Alberto dribla David Luiz em Corinthians x Flamengo, partida de ida da final da Copa do Brasil Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

Colunista do UOL

12/10/2022 23h47

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Corinthians e Flamengo empataram o primeiro jogo da final da Copa do Brasil de 2022 por 0 x 0 nesta quarta-feira (12) na Neo Química Arena. Com o resultado, se houver empate no jogo de volta, na próxima quarta (19), no Maracanã, a decisão vai para a disputa por pênaltis.

No jogo desta quarta, o Corinthians mostrou uma outra postura contra o Flamengo, em relação ao último duelo entre eles em Itaquera, pela Libertadores. Mais concentrado e com uma forte marcação, o time paulista conseguiu segurar o forte ataque rubro-negro e em alguns momentos conseguiu controlar o jogo e criar chances de perigo.

No primeiro tempo, o Flamengo teve mais posse de bola, segundo as estatísticas do SofaScore, ficando 60% do tempo com a bola contra 40% do Corinthians. Mas o alvinegro conseguiu finalizar mais vezes (9 contra 7). Nos desarmes, foram 11 do time paulista contra apenas cinco dos cariocas. No final, o Flamengo teve 56% de posse de bola contra 44% do Corinthians, 19 finalizações contra 12 do time paulista, sendo seis certas, contra duas do alvinegro.

Na etapa final, o Corinthians conseguiu ficar mais tempo com a bola — subiu sua posse para 46% —, mas acabou levando um sufoco maior. O Flamengo deu 11 finalizações contra apenas duas do Corinthians. Aos 12 minutos, Cássio fez uma grande defesa em finalização de Gabigol. Aos 25, David Luiz acertou o travessão do goleiro corintiano.

O empate acabou não sendo o resultado esperado por nenhum dos times. O Corinthians, apoiado pela torcida, que bateu o recorde de público do estádio (47.031), não conseguiu a vantagem. Já o Flamengo, avassalador nos mata-matas da Libertadores e da Copa do Brasil sob o comando de Dorival Júnior, não repetiu o mesmo futebol dos confrontos anteriores.

Duelo aberto para a finalíssima na próxima quarta. O Flamengo, mais forte e jogando em casa, segue como favorito na decisão. Mas o Corinthians está bem vivo na briga pelo título.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter