Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Daniel Alves pode se tornar o brasileiro mais velho a jogar uma Copa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O lateral direito Daniel Alves, que estava no Pumas UNAM, do México, foi convocado para a Copa do Mundo de 2022 pelo técnico Tite e irá disputar seu 3º Mundial. Titular em 2010 e 2014, o lateral perdeu a Copa de 2018 às vésperas da convocação por uma lesão e terá mais uma Copa pela frente.
Aos 39 anos, Daniel Alves terá a chance de se tornar o brasileiro mais velho a disputar uma partida de Copa do Mundo. Desde 1930, o recorde da seleção brasileira é o ex-lateral direito Djalma Santos, que em 1966 jogou a Copa da Inglaterra com 37 anos, 4 meses e 18 dias na derrota do Brasil para a Hungria por 3 x 1, no dia 15 de julho, na primeira fase.
O zagueiro Thiago Silva, de 38 anos, é outro que pode quebrar essa marca. Isso, claro, se Daniel Alves não for aproveitado pelo técnico Tite durante a Copa do Mundo do Qatar.
Na história das Copas do Mundo, o jogador mais velho a entrar em campo é o goleiro Essam El Hadary, do Egito, que em 2018 jogou com 45 anos, 5 meses e 10 dias, na derrota para a Arábia Saudita por 2 x 1, no dia 25 de junho. Na Rússia, El Hadary quebrou a marca de outro ex-goleiro, o colombiano Mondragón, que na Copa de 2014, no Brasil, entrou em campo com 43 anos e 3 dias, na goleada de 4 x 1 sobre o Japão.
Entre os jogadores de linha, o mais velho foi o ex-atacante Roger Milla, de Camarões, que em 1994 jogou com 42 anos, 1 mês e 8 dias na derrota para a Rússia por 6 x 1. No mesmo dia ele marcou um gol e se tornou o mais velho a fazer um gol em Copas. Entre os defensores, Daniel Alves pode quebrar o recorde do mexicano Rafa Márquez, que 2018 jogou aos 39 anos, 4 meses e 19 dias.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.