Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Alemanha levará 11 remanescentes de 2018 e base do Bayern à Copa de 2022

Sané comemora gol do Bayern de Munique sobre o Barcelona em jogo da Champions League - Alex Grimm/Getty Images
Sané comemora gol do Bayern de Munique sobre o Barcelona em jogo da Champions League Imagem: Alex Grimm/Getty Images

Colunista do UOL

10/11/2022 12h24

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O técnico Hans-Dieter Flick convocou nesta quinta (10) os 26 jogadores da seleção alemã para a Copa do Mundo de 2022. Na lista, duas surpresas: o meia Mario Götze e o atacante Youssoufa Moukoko. Já os lesionados Marco Reus (atacante, Borussia Dortmund), Hummels (zagueiro, Borussia Dortmund) e Robin Gosen (lateral esquerdo, da Inter de Milão) serão as grandes ausências do time alemão.

Mario Götze, herói da final da Copa de 2014, quando fez o gol do título sobre a Argentina, no Maracanã, está de volta à seleção alemã após cinco anos. Seu último jogo foi dia 14 de novembro de 2017. Já o jovem Moukoko, que vai completar 18 anos no próximo dia 20 de novembro, vai para o Mundial do Qatar sendo o único que ainda não vestiu a camisa da seleção alemã.

Na lista dos 26 convocados por Hansi Flick, 11 estiveram na última Copa do Mundo, na Rússia, em 2018. Naquela edição, a então campeã caiu na primeira fase depois de perder para o México (0 x 1) e para a Coreia do Sul (0 x 2) e conseguir apenas uma vitória (2 x 1 na Suécia).

Entre os remanescentes, estão os goleiros Neuer, Ter Stegen e Trapp, os zagueiros Ginter, Rüdiger e Süle, os volantes Kimmich e Goretzka, os meias Brant e Gündogan, e o atacante Thomas Müller. Desses, quatro foram titulares na Rússia em 2018: Neuer, Kimmich, Brandt e Thomas Müller. Entre os campeões da Copa de 2014, sobraram apenas quatro jogadores: Neuer, Thomas Müller, Götze e Ginter, que foi o único que não entrou em campo no Mundial do Brasil. Já Neuer e Müller são os únicos que vão para a 4ª Copa seguida.

Entre os 26 jogadores convocados pela Alemanha para a Copa do Qatar, 20 atuam na Bundesliga, quatro na Inglaterra e dois na Espanha. O Bayern Munique, que foi dirigido por Hansi Flick entre 2019 e 2020, na conquista da Liga dos Campeões, é o clube com mais representantes (7) e a base do time titular. Já o Borussia Dortmund é o segundo com mais jogadores (5), seguido por Eintracht Frankfurt, Freiburg e RB Leipzig.

Com uma média de 27,3 anos, a seleção alemã chega com um elenco avaliado em 885 milhões de euros segundo o site Transfermarkt, provalvelmente o quarto mais valioso desta Copa de 2022, atrás de Brasil, França e Inglaterra apenas. O meia Musiala, revelação do Bayern Munique, de 19 anos, é o mais valioso (100 milhões de euros), seguido por Kimmich (80), Leroy Sané (70), Harvetz (70), Goretzka (65) e Gnarby (65).

Goleiros
Kevin Trapp (Eintracht Frankfurt-ALE)
Ter Stegen (Barcelona-ESP)
Manuel Neuer (Bayern Munique-ALE)

Laterais direitos
Lukas Klostermann (RB Leipzig-ALE)
Thilo Kehrer (West Ham-ING)

Zagueiros
Matthias Ginter (Freiburg-ALE)
Armel Kotchap (Southampton-ING)
Nico Schlotterbeck (Borussia Dortmund-ALE)
Antonio Rüdiger (Real Madrid-ESP)
Niklas Süle (Borussia Dortmund-ALE)

Laterais esquerdos
David Raum (RB Leipzig-ALE)
Christian Gunter (Freiburg-ALE)

Volantes
Joshua Kimmich (Bayern Munique-ALE)
Leon Goretzka (Bayern Munique-ALE)

Meias
Mario Götze (Eintracht Frankfurt-ALE)
Julian Brandt (Borussia Dortmund-ALE)
Kai Havertz (Chelsea-ING)
?lkay Gündo?an (Manchester City-ING)
Jamal Musiala (Bayern Munique-ALE)
Jonas Hofmann (Borussia Monchengladbach-ALE)

Atacantes
Thomas Müller (Bayern Munique-ALE)
Karim Adeyemi (Borussia Dortmund-ALE)
Youssoufa Moukoko (Borussia Dortmund-ALE)
Leroy Sané (Bayern Munique-ALE)
Sèrge Gnabry (Bayern Munique-ALE)
Niclas Fullkrug (Werder Bremen-ALE)

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter