Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Alemanha sofre com ausência de camisa 9 e volta a dar vexame na Copa

Jogadores do Japão comemorando gol contra a Alemanha na Copa do Mundo -  Dean Mouhtaropoulos/Getty Images
Jogadores do Japão comemorando gol contra a Alemanha na Copa do Mundo Imagem: Dean Mouhtaropoulos/Getty Images

Colunista do UOL

23/11/2022 12h03

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Alemanha começou a Copa do Mundo de 2022 dando vexame de novo, assim como no último Mundial, na Rússia, quando foi derrotada na estreia para o México, por 1 x 0. Desta vez, no Qatar, o time do técnico Hansi Flick estreou com grande expectativa, mas acabou levando uma virada do Japão, por 2 x 1.

No primeiro tempo, o time alemão começou muito bem a partida, tomando conta da partida e tendo total controle do jogo. Com muita posse de bola (81% contra apenas 19% do Japão, segundo os dados do https://www.sofascore.com/pt/), a Alemanha deu ainda 14 finalizações contra apenas uma dos japoneses e virou em vantagem no placar.

Kimmich, Gundogan e Gnabry eram os melhores jogadores da Alemanha na etapa inicial e por eles nasceu o primeiro gol. Aos 30 minutos, Kimmich lançou o lateral esquerdo Raum, que invadiu a área e sofreu pênalti do goleiro Gonda. Na cobrança, Gundogan bateu e fez 1 x 0. Aos 48 minutos, o Harvetz chegou a marcar o segundo gol, mas acabou anulado pelo VAR.

Na segunda etapa, a Alemanha voltou forte e pressionando em busca do segundo gol. Melhor na partida, chegou a perder muitas chances e meter ainda uma bola na trave com Gundogan, aos 15 minutos, após passe de Musiala, outro que esteve bem na partida.

Mas a falta de um camisa 9, um centroavante de referência, pesou para o time alemão. O meia Kai Havertz, do Chelsea, improvisando no comando do ataque, não foi bem e faltou para a Alemanha alguém que concretizasse tantas oportunidades. No total, foram 23 chutes a gol, sendo nove certos, e apenas um gol.

E depois de sacar Thomas Müller e Gundogan aos 22 minutos, para colocar Goretzka e Hofmann, a Alemanha piorou e viu o Japão crescer em campo. Aos 28, Neuer fez um grande defesa, já no primeiro grande lance do Japão no segundo tempo. Aos 30, porém, veio o empate. Após jogada de Asano, Neuer deu rebote e Doan empatou.

Melhor em campo, o Japão partiu para cima e conseguiu a virada com justiça. Após lançamento do zaga, Asano ganhou do lento zagueiro Schlotterbeck e bateu sem chances no canto de Neuer. Vitória japonesa por 2 x 1 e novo vexame alemão.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter