Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Brasil brilha na estreia da Copa com futebol ofensivo e seguro
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de um primeiro tempo difícil, a seleção brasileira conseguiu furar o bloqueio da forte marcação do alto time da Sérvia e conseguiu vencer na estreia da Copa do Mundo de 2022 nesta quinta (24), por 2 x 0, com dois gols de Richarlison aos 17 e aos 28 minutos do 2º tempo.
Vinícius Júnior, que participou dos dois gols, foi também um dos destaques da seleção brasileira, que jogou com muita segurança e paciência. O time do técnico Tite soube esperar até sair o gol, não sentiu o nervosismo da estreia e deixou o estádio Lusail, que recebeu mais de 88 mil, com uma boa impressão nessa partida inaugural.
Como já era previsto, a seleção brasileira começou o jogo trocando passes e buscando espaços na defesa da seleção da Sérvia. Com Raphinha aberto pela direita e Vinícius Júnior caindo pela esquerda, o Brasil tentou jogadas pelas duas pontas, mas não conseguiu muitas finalizações na primeira etapa - foram apenas dois chutes certos. Por outro lado, a seleção de Tite não foi incomodada pelo time sérvio.
Na segunda etapa, o jogo continuou no mesmo ritmo até os 15 minutos, quando o Brasil começou a chegar com muito perigo. Aos 17 minutos, Alex Sandro acertou uma bomba de fora da área e carimbou a trave de Milinkovic. Pouco depois, finalmente saiu o gol. Casemiro rolou para Neymar, que invadiu a área, fazendo fila. A bola escapou de seu controle e ficou na medida para Vinícius Júnior encher o pé. Milinkovic deu rebote e Richarlison, oportunista e bem colocado, abriu o placar.
O gol deu tranquilidade ao Brasil, que seguiu controlando o jogo e buscando o gol. Assim, aos 28 minutos, ampliou o placar. Após cruzamento de Vinícius Júnior, Richarlison dominou, virou e bateu de voleio para marcar um golaço. Foi o 9º gol do Pombo nos últimos sete jogos pela seleção brasileira (e o 19º dele pelo Brasil).
Após o gol, Tite mudou o time, mas o jogo continuou todo do Brasil. Entraram Gabriel Jesus e Fred nos lugares de Richarlison e Paquetá. Depois entraram Rodrygo (por Vinícius Júnior), Antony (por Neymar) e Gabriel Martinelli, no finalzinho, no lugar de Rapinha. Aos 35 minutos, Casemiro ainda acertou a trave de Milinkovic novamente.
O ofensivo time do Brasil estreou muito bem na Copa, sem sofrer atrás e mostrando muita ofensividade. Foram 22 finalizações contra apenas quatro da Sérvia, sendo oito certas do Brasil e nenhuma da Sérvia, segundo os dados do SofaScore. O Brasil teve 60% de posse de bola e acertou 87% dos passes.
Com o resultado, o Brasil assume a liderança do Grupo G e chega a 20 jogos sem derrotas em estreias de Copa do Mundo, com 17 vitórias e três empates.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.