Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Portugal bate Uruguai, se classifica e fica perto de escapar do Brasil

Cristiano Ronaldo marcou gol de cabeça na partida entre Portugal e Uruguai - Kirill KUDRYAVTSEV / AFP
Cristiano Ronaldo marcou gol de cabeça na partida entre Portugal e Uruguai Imagem: Kirill KUDRYAVTSEV / AFP

Colunista do UOL

28/11/2022 18h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Como em seu primeiro jogo, a seleção portuguesa não apresentou um grande futebol, levou sustos na defesa, mas saiu vitoriosa. Nesta segunda, no encerramento dessa 2ª rodada da Copa do Mundo, Portugal venceu o Uruguai por 1 x 0 e se tornou a terceira seleção classificada para as oitavas, ao lado de Brasil e França, sendo as únicas 100% na competição. De quebra, se vingou da Celeste, para quem havia sido eliminado na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.

O primeiro gol da vitória portuguesa saiu aos 9 minutos do segundo tempo, numa jogada em que Bruno Fernandes cruzou do lado esquerdo e a bola acabou entrando. O atacante Cristiano Ronaldo, que subiu sozinho no meio do cruzamento, saiu comemorando, mas a Fifa acabou creditando o gol ao meia — mas não foi possível cravar que a bola resvalou ou não na cabeça de CR7.

No finalzinho do jogo, aos 46 minutos, em outra jogada de Bruno Fernandes, Giménez colocou a mão na bola, ao dar um carrinho, e cometeu pênalti. Sem Cristiano Ronaldo, já substituído, Bruno Fernandes, especialista na bola parada, cobrou e fechou a vitória.

Grande destaque do jogo, Bruno Fernandes ainda teve duas chances para marcar seu terceiro gol na partida. Aos 52, bateu na pequena área, mas parou no goleiro. Aos 53, chutou de fora da área e acertou a trave.

Com o resultado, Portugal, seis pontos, fica perto de sair do caminho da seleção brasileira nas oitavas de final. Na última rodada, a equipe do técnico Fernando Santos vai enfrentar a seleção da Coreia do Sul, que tem um ponto. Já o Uruguai, que também tem apenas um ponto, vai enfrentar Gana, que tem três após a vitória sobre a Coreia por 3 x 2 nesta segunda. As quatro seleções têm chances de ficar em segundo no grupo e ser o adversário do Brasil nas oitavas, caso a seleção brasileira confirme a primeira colocação. Portugal fica em primeiro com um empate.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter