Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Seleção brasileira é a única 100% e que não levou gol na Copa de 2022

Casemiro comemora após marcar para o Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo do Qatar - Clive Brunskill / Equipe
Casemiro comemora após marcar para o Brasil contra a Suíça na Copa do Mundo do Qatar Imagem: Clive Brunskill / Equipe

Colunista do UOL

28/11/2022 14h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Foi difícil, suado, mas a seleção brasileira voltou a vencer na Copa do Mundo de 2022. Nesta segunda (28), com um golaço do volante Casemiro, aos 38 minutos do segundo tempo, o Brasil venceu a Suíça por 1 x 0 e garantiu sua classificação para as oitavas de final sendo a única seleção com 100% de aproveitamento nesta Copa, que não levou gol.

Entre as 32 seleções, apenas Brasil e França venceram seus dois jogos até aqui, e só Brasil, Polônia, Marrocos e Uruguai ainda não levaram gols — a Celeste vai enfrentar Portugal às 16h desta segunda ainda.

Sem Neymar e Danilo, Tite começou o jogo com Fred como segundo volante e avançou Lucas Paquetá para a meia, na posição exercida por Neymar na estreia. Já Éder Militão entrou como titular da lateral direita — e foi muito bem por lá. No primeiro tempo, a seleção teve dificuldade para criar jogadas ofensivas e achar espaços. Ainda assim, foi superior ao fechado time suíço, com 54% de posse de bola contra 46% da Suíça, além de seis finalizações contra apenas uma da Suíça, segundo os dados do SofaScore.

Com Paquetá sem conseguir render o esperado, Tite fez uma mudança já no intervalo e voltou com Rodrygo. Com ele, o Brasil cresceu na partida, mas seguiu sem conseguir finalizar com tanto perigo. Aos 13 minutos, Tite sacou Fred e colocou Bruno Guimarães, deixando o time mais ofensivo. Aos 23 minutos, a seleção chegou até a marcar um gol, com Vinícius Júnior, mas que acabou sendo anulado pelo VAR.

Aos 28 minutos, entraram também Gabriel Jesus e Antony nos lugares de Richarlison e Raphinha (apagado) e o Brasil passou a pressionar ainda mais. Aos 38, finalmente, saiu o gol. Após jogada de Vinícius Júnior pela esquerda, Rodrygo deu um passe preciso para Casemiro finalizar com muita categoria, no canto esquerdo de Sommer. Golaço do Brasil, vitória apertada, mas merecida.

Em relação ao jogo de estreia, contra a Sérvia, o Brasil acabou finalizando menos (foram 13 finalizações contra 23 do primeiro jogo, sendo cinco certas contra nove do jogo anterior). Em termos de posse de bola, o Brasil teve 54% contra 59% do jogo de estreia.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter