Topo

Rodolfo Rodrigues

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Argentina e Holanda vão se enfrentar pela 6ª vez em Copas do Mundo

Messi comemora gol da Argentina sobre a Austrália em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo - Carl Recine/Reuters
Messi comemora gol da Argentina sobre a Austrália em jogo das oitavas de final da Copa do Mundo Imagem: Carl Recine/Reuters

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com a vitória da Holanda por 3 x 1 sobre os Estados Unidos e da Argentina por 2 x 1 sobre a Austrália, neste sábado (2), a Copa do Mundo de 2022 já tem definido o primeiro confronto das quartas de final: Holanda x Argentina, que vão se enfrentar na próxima sexta (9).

Essa será a 6ª vez em que argentinos e holandeses se enfrentarão em Copas do Mundo. Até aqui, a vantagem nos confrontos diretos é da Holanda, com duas vitórias contra uma da Argentina e mais dois empates. Nos mata-matas, porém, a Argentina levou a melhor mais vezes (2 x 1).

Em 1974, no primeiro duelo entre as duas seleções em Copas, a Holanda atropelou a Argentina na 2ª fase, vencendo de goleada por 4 x 0, com show de Cruiyff, autor de dois gols. No Mundial seguinte, a Argentina deu o troco e venceu a Laranja Mecânica por 3 x 1 na final do Mundial, em casa, para conquistar sua primeira Copa.

Em 1998, a Holanda voltou a vencer a Argentina e ganhou por 2 x 1 no duelo das quartas de final, com gols de Kluivert e Bergkamp (aos 44 minutos do segundo tempo). Claudio López fez o gol argentino no primeiro tempo. Em 2006, as duas seleções empataram por 0 x 0 na fase de grupos do Mundial da África do Sul, com Messi como titular no ataque argentino.

Já em 2014, no Brasil, Argentina e Holanda empataram novamente por 0 x 0, na Neo Química Arena, na semifinal. Depois do empate por 0 x 0 também na prorrogação, a partida foi definida nos pênaltis, com vitória da Argentina por 4 x 2. Dos jogadores da Copa de 2022, Messi era o único em campo naquela partida. Já o técnico holandês Louis Van Gaal, que saiu daquela Copa invicto, é novamente o comandante de seu seleção.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi informado, a final da Copa do Mundo de 1978 acabou em 3 a 1, e não 4 a 2, para a Argentina. Além disto, as seleções empataram em 0 a 0 em 2006, e não 2010. Já em 1974, Argentina e Holanda duelaram na 2ª fase da Copa em questão, e não no mesmo grupo. Os erros foram corrigidos.