Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Holanda não brilha, mas segue eficiente e avança na Copa do Mundo

Memphis Depay abriu o placar para a Holanda contra os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar - Julian Finney/Getty Images
Memphis Depay abriu o placar para a Holanda contra os Estados Unidos nas oitavas de final da Copa do Mundo do Qatar Imagem: Julian Finney/Getty Images

Colunista do UOL

03/12/2022 13h55

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

A Holanda confirmou o favoritismo, derrotou a seleção dos Estados Unidos por 2 x 1 neste sábado (3), na abertura das oitavas de final da Copa do Mundo de 2022 e se tornou a primeira seleção classificada para as quartas de final. A equipe do técnico Louis Van Gaal espera agora o vencedor de Argentina x Austrália.

Na vitória deste sábado, a seleção holandesa não apresentou de novo um grande futebol, mas contou com alguns destaques individuais para superar os Estados Unidos. No primeiro tempo, depois de ser dominada nos minutos iniciais, a Holanda abriu o placar num rápido contra-ataque. Memphis começou a jogada, passou para Gakpo que abriu na direita para Dumfries, que cruzou na medida para Memphis marcar aos 10 minutos.

Em vantagem, o time holandês segurou o jogo, trocando passes e não dando muito espaço para finalizações dos Estados Unidos. Nos minutos finais, a Holanda voltou a atacar e chegou ao segundo gol novamente com o lateral direito Dumfries, que deu outra assistência, mas o lateral esquerdo Danny Blind ampliar aos 46 minutos.

Na segunda etapa, os Estados Unidos voltaram pressionando mais e foi a vez de o goleiro Noppert começar a brilhar, com várias defesas importantes. Mas aos 31 minutos a seleção norte-americana descontou, após jogada de Pusilic, que terminou com uma finalização meio sem querer de Wright. Mas logo após o gol a Holanda voltou a marcar e não dar esperança aos Estados Unidos.

Aos 36 minutos, os protagonistas do segundo gol holandês voltaram a entrar em ação, mas de maneira invertida. Danny Blind cruzou e Dumfries, o melhor em campo, fez 3 x 1.

A Holanda segue invicta no Mundial de 2022, chega a 11 jogos sem derrotas em Copas, somando os sete jogos da Copa de 2014, quando foi eliminada na semifinal nos pênaltis. Todas sob o comando do técnico Van Gaal, com 8 vitórias e 3 empates.

Na vitória contra os Estados Unidos, a Holanda teve 57% de posse de bola, contra 43% dos Estados Unidos, segundo as estatísticas do SofaScore e foi melhor também nas finalizações (16 x 11, sendo 8 x 6 nos chutes certos).

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter