Topo

Rodolfo Rodrigues

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

França espanta zebra marroquina e vai como favorita à final da Copa

Theo Hernández e Giroud comemoram gol do lateral na partida entre França e Marrocos - Divulgação/Fifa
Theo Hernández e Giroud comemoram gol do lateral na partida entre França e Marrocos Imagem: Divulgação/Fifa

Colunista do UOL

14/12/2022 17h54

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Com um gol do lateral esquerdo Theo Hernández, logo aos cinco minutos de jogo, a seleção francesa venceu a surpreendente seleção de Marrocos por 1 x 0, nesta quarta-feira (14), e garantiu sua classificação para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar.

Invicta e com apenas um gol sofrido nesta Copa, a seleção marroquina entrou em campo fazendo história, sendo a primeira africana a disputar uma partida de semifinal de Mundial desde 1930. Mas logo no início de jogo acabou levando o gol de Theo Hernández, mudando o panorama do jogo.

Depois de vencer Bélgica e Canadá na primeira fase e passar por Espanha, nas oitavas, e Portugal, nas quartas, sempre com destaque para o seu forte setor defensivo, a seleção marroquina saiu atrás do placar muito cedo e precisou sair mais para o jogo, mas ao mesmo tempo tendo que se previnir contra os rápidos contra-ataques franceses, puxados por Griezmann e Tchouameni.

No primeiro tempo, por conta desse gol francês logo aos cinco minutos, Marrocos acabou ficando mais com a posse de bola, algo inédito nessa Copa. Segundo as estatísticas do SofaScore, Marrocos tinha uma média de apenas 31,8% de posse de bola nos cinco primeiros jogos. No primeiro tempo contra a França, a seleção marroquina teve 56%. Mas a seleção de Deschamps, mais qualificada e com seu forte contra-ataque, foi mais produtiva, tendo mais finalizações (9 x 5).

Marrocos, no entanto, criou boas chances e chegou a assustar com a bicicleta de Amrabat aos 46 minutos, que bateu na trave de Lloris. O goleiro francês, aliás, alcançou o recorde do alemão Neuer, sendo um dos goleiros com mais jogos na história das Copas do Mundo (19 cada).

No segundo tempo, a França diminuiu o ritmo e ameaçou menos o gol de Bono. Marrocos aumentou muito sua posse de bola (71% x 29%), mas outra vez foi mais eficiente. Aos 34 minutos, após roubada de bola de Tchouameni, a bola sobrou para Mbappé, dentro da área, que abriu para Kolo Muani, livre, definir o jogo.

A França, atual campeã mundial, está de volta à final da Copa do Mundo. Desde 2002, nenhuma seleção havia chegado duas vezes seguidas à decisão do Mundial. A França tem a chance de ser a primeira seleção bicampeã mundial depois de 60 anos, quando o Brasil venceu a Copa no Chile. No próximo domingo (18), a equipe de Mbappé, porém, terá um duro desafio contra a Argentina de Messi. Mas vai como favorita.

Siga Rodolfo Rodrigues no Instagram

Siga Rodolfo Rodrigues no Twitter