Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Sul-americanos venceram 7 das 10 finais contra europeus em Copas do Mundo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Argentina e França vão fazer a final da Copa do Mundo de 2022 no próximo domingo (18), no estádio Lusail, em Doha, no Qatar, às 12h (horário de Brasília). A decisão da 22ª Copa é inédita e será a 11ª entre sul-americanos e europeus. Até aqui, em 10 finais disputadas por seleções dois dois continentes, a vantagem é ampla dos países da América do Sul: 7 x 3.
Porém, a última conquista de um sul-americano foi há 20 anos, em 2002, quando a seleção brasileira venceu a Alemanha por 2 x 0, na final realizada em Yokohama, no Japão.
Na história das Copas do Mundo, as seleções sul-americanas venceram nove edições, contra 12 dos europeus. Em finais, foram 10 entre países da Europa e da América do Sul, duas só com sul-americanos e nove só entre europeus.
Nas cinco primeiras finais entre Uefa x Conmebol, os sul-americanos venceram todas: Brasil em cima da Suécia (1958), Tchecoslováquia (1962), Itália (1970) e a Argentina em cima da Holanda (1978) e da Alemanha Ocidental (1986). Os europeus só foram vencer a primeira Copa em cima de uma seleção da América do Sul em 1990, quando a Alemanha deu o troco na Argentina.
Em 1994, o Brasil conquistou o tetra novamente em cima de uma seleção europeia, a Itália, na decisão por pênaltis, no Mundial dos Estados Unidos. Em 1998, a seleção brasileira, no entanto, perdeu a final para a França, em Paris, no segundo título europeu sobre os sul-americanos. Mas em 2002, o Brasil voltou a ser campeão, batendo a Alemanha na final, no 7º e último título dos sul-americanos em finais contra europeus.
Depois disso, houve apenas mais uma final com um representante da América do Sul. Em 2014, na decisão realizada no Maracanã, a Argentina, de Messi, foi derrotada pela Alemanha por 1 x 0.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.