Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Messi bateu 12 recordes na Copa do Mundo de 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Grande nome da Copa do Mundo de 2022, o argentino Lionel Messi fez história no Mundial do Qatar ao conduzir sua seleção ao título depois de 36 anos e quebrar um jejum de 20 anos sem conquistas sul-americanas na competição. Vice-artilheiro e um dos líderes em assistências, Messi bateu vários recordes na Copa, escrevendo definitivamente seu nome na história dos Mundiais.
O camisa 10 da Argentina alcançou pelo menos 12 marcas relevantes ao final da Copa do Qatar. Entre as principais estão a do recorde de partidas disputadas (26), superando o alemão Lothar Matthäus, que desde 1998 era o líder com 25 jogos; a do jogador com mais participações em gols desde 1930. Com um total de 13 gols e 9 assistências, Lionel chegou a 22 participações, deixando os alemães Klose e Gerd Müller e os brasileiros Ronaldo e Pelé, todos com 19, para trás; e o prêmio Bola de Ouro da Copa.
Com gols em todas as fases dessa última Copa, Messi se tornou o primeiro jogador a marcar na fase de grupos, oitavas, quartas, semifinal e final em um único Mundial. O brasileiro Jairzinho, que marcou em todos os jogos da seleção em 1970, fez algo parecido. Mas em sua época não tinha a fase oitavas de final.
Ao disputar todos os sete jogos da Argentina na Copa de 2022, Messi chegou a 2.314 minutos em campo, se tornando o jogador com mais tempo de jogo na história dos Mundiais, superando o italiano Paolo Maldini (2.219) e o alemão Matthäus (2.052), e os compatriotas Mascherano (1.950) e Maradona (1.938).
Capitão, ídolo e grande referência para sua seleção, Messi bateu o recorde de jogos de um atleta com a braçadeira de capitão em Copas, com 20 jogos. Desde 2010, Messi vem sendo capitão da seleção argentina em Copas.
Jogador mais jovem a marcar um gol pela Argentina em Copas do Mundo (tinha 18 anos em 2006), estabeleceu o recorde com o maior intervalo entre o 1º e o último gol marcado em Copas, de 16 anos, 5 meses e 20 dias). Messi fez o seu primeiro gol numa Copa no dia 16 de junho de 2006, contra a Sérvia e Montenegro, e seu último na final contra a França, no dia 18 de dezembro.
Desde 2002, quando a Fifa passou a dar o prêmio ao melhor jogador de cada partida, Messi recebeu o troféu 11 vezes, sendo o jogador mais premiado na história. Eleito o craque da Copa de 2022, Messi se tornou o primeiro jogador a ganhar duas vezes o prêmio de melhor do Mundial — a primeira foi em 2014, no Brasil, quando foi vice-campeão. Na história das Copas, os brasileiros que já levaram o prêmio foram Didi (1958), Garrincha (1962), Pelé (1970), Romário (1994) e Ronaldo (1998). Ronaldo, aliás, poderia ter sido o primeiro a levar duas vezes se a Fifa não fizesse a besteira de dar o prêmio ao goleiro Oliver Kahn em 2002, antes mesmo da final.
Se Cristiano Ronaldo bateu o recorde de gols em mais Copas do Mundo (cinco), Messi chegou a quatro edições anotando gols também (sendo o único argentino a fazer isso), mas quebrou o recorde de ser o único a dar assistências em quatro Copas. Além disso, Messi foi também o jogador mais velho a marcar e dar assistência em um jogo de Copa — 35 anos, 5 meses e 19 dias. Aos 35 anos, Messi foi também o mais velho a ganhar a Bola de Ouro na Copa do Mundo.
Autor de 7 gols na Copa de 2022, Messi só não marcou gol no jogo contra a Polônia, quando perdeu um pênalti. Mas ainda assim chegou a marca de 11 jogos anotando gols em Copas, igualando o alemão Klose. Com 16 vitórias em Copas do Mundo, Messi ficou a apenas uma de igualar o recordista Klose, que ganhou 17 com a Alemanha.
Recordes de Lionel Messi em Copas do Mundo após o Mundial do Qatar 2022:
- Jogador com mais partidas em (26)
- Mais participações em gols (23) - 13 gols e 9 assistências
- Único a vencer 2 vezes a bola de ouro
- Único jogador a marcar em todas as fases
- Mais minutos (2314)
- Mais jogos como capitão (20)
- Maior intervalo entre o 1º e o último gol em Copas (16 anos, 5 meses e 20 dias)
- Mais vezes eleito o melhor jogador da partida (11) desde 2002
- Único a dar assistências em 5 copas
- Mais velho a marcar de dar assistência (35 anos, 5 meses e 19 dias)
- Mais velho a ganhar a bola de ouro na Copa
- Mais jogos marcando gol (11) ao lado de glose
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.