Topo

Rodrigo Coutinho

2020 confirma o DNA do Brasileirão

Colunista do UOL

07/12/2020 10h44

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

São Paulo e Grêmio jogam neste momento o melhor futebol do país! Os paulistas são líderes do Brasileirão com boa margem de pontos e um jogo a menos que o segundo colocado. Os gaúchos chegaram ao quarto lugar e voltaram a produzir muito ofensivamente. Há bem pouco tempo, porém, não era assim. A dupla de tricolores oscilava e jogava menos que pelo menos três times do campeonato. Motivo suficiente para termos prudência em prognósticos mais definitivos.

A argumentação acima não é restrita a Grêmio e São Paulo. Há cerca de 40 dias, Internacional, Flamengo e Atlético Mineiro dominavam o topo de desempenho da competição. Pouco tempo depois muita coisa mudou. O Colorado vive crise interna, trocou de técnico e vem em queda livre. O Rubro-negro não conseguiu resolver seus problemas defensivos, foi eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, e com Rogério Ceni tenta se recuperar. E o Galo mantém as oscilações que o caracterizam no campeonato.

Um pouco abaixo na tabela, Ceará, Athlético Paranaense e Red Bull Bragantino são outros casos de equipes que tiveram transformações significativas em seus desempenhos. E o Palmeiras, agora comandado por Abel Ferreira, mostra que enfim começa a acertar o seu coletivo, é outro que cresce na competição.

Dizer que o Brasileirão é o campeonato mais disputado do Mundo, em muitos momentos, pareceu um clichê, mas a edição de 2020 vem corroborando essa tese. Isso não quer dizer necessariamente um futebol de qualidade dentro do campo. Talvez a maior prova do contrário seja justamente a instabilidade de muitos dos times citados acima. E o cenário atual consegue potencializar isso.

O calendário ainda mais insano, os muitos casos de COVID-19, a incapacidade de gestão profissional da maioria dos clubes, e as constantes trocas de técnico, fazem do Brasileirão 2020 o campeonato de opiniões mais volúveis dos últimos anos.

Hoje São Paulo e Grêmio jogam melhor. O Atlético se mantém logo abaixo. O Palmeiras cresce. Santos e Fluminense continuam surpreendendo. Flamengo e Inter tentam retomar o caminho. E daqui a um mês? Alguém se arrisca a palpitar?