Pontaria colorada vem decidindo o Brasileirão
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Internacional é o único time que depende somente de si para ser campeão brasileiro. Os quatro pontos de vantagem para o 2º colocado a seis rodadas do fim têm um ingrediente indispensável no futebol: aproveitar a chance de gol que cria. O Colorado passa longe de ser o que mais produz ofensivamente, mas é o time que mais guarda as bolas na ''casinha'' em aproveitamento de chances reais.
Não se trata só de exaltar um ou outro jogador. Thiago Galhardo é o artilheiro da competição ao lado de Marinho e Claudinho com 16 gols, possui ótima taxa de conversão em gols (36%) das chances que tem, mas não é o único responsável. Frieza e senso de urgência de todo o elenco em grande parte da competição são fundamentais para alcançar o dado. Yuri Alberto, Patrick e Edenílson são outros destaques no aspecto.
O fator chama ainda mais a atenção quando comparado com as demais equipes que estão no G6. Flamengo, Atlético Mineiro, São Paulo e Grêmio são, exatamente nesta ordem, os times que mais criam chances claras de gol, mas o aproveitamento não acompanha o do Colorado. Sem dúvidas um dado que ajuda a explicar a pontuação do campeonato.
O rubro-negro, por exemplo, é apenas o 12º em aproveitamento de tais chances. O Galo, o segundo que mais produz no ataque, é o 11º na hora de converter em gols essa produção. O Tricolor Gaúcho está uma posição atrás do Flamengo, e o Tricolor Paulista é apenas o quinto, atrás de Ceará, Fluminense, Vasco, e do próprio Internacional.
O alto índice de conversão em gols das chances criadas acaba dando ao Internacional o melhor ataque do Brasileirão até o momento. Sabe-se que o jogo do time, desde a época de Coudet, não é altamente envolvente no ataque. Em grande parte do campeonato se utilizou mais de ligações diretas e recuperações de bola no campo ofensivo. Com Abel, marca vários gols em transições ofensivas e bolas paradas aéreas. Mas o importante é ser eficiente dentro da proposta traçada.
No ranking chama ainda a atenção as presenças de Vasco e Goiás, equipes que lutam contra o rebaixamento, no Top 10. O problema de ambos não é necessariamente botar a bola na rede, mas sim criar as oportunidades. São as duas equipes que menos produzem chances reais, mas mesmo mostram eficiência quando as tem.
O atual índice colorado supera o do imparável Flamengo campeão brasileiro em 2019 e, do Palmeiras, também campeão nacional em 2018, em 1%. Ou seja, se depender deste critério, a torcida colorada pode ter certeza que o time está no caminho certo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.