Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Carlos Palacios é ótimo exemplo de investimento do Colorado
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Internacional fez um movimento interessante no mercado sul-americano. O meia-atacante Carlos Palacios foi um dos principais jogadores surgidos nos campeonatos nacionais nas últimas duas temporadas. Com apenas 20 anos, ele se destacou com a camisa do Unión Española e ajudou bastante na classificação da equipe chilena para a Libertadores. No Colorado terá que adaptar o seu bom futebol ao estilo implementado por Miguel Ángel Ramirez.
Natural de Santiago, capital chilena, Palacios tem um lastro interessante de crescimento pela frente, e pode dar retorno técnico e financeiro ao Internacional, o que torna sua aquisição importante no cenário atual do futebol da América do Sul. E ele é um jogador com o ''DNA do continente''. Um tanto quanto ''anárquico'' na movimentação e no posicionamento, fatores que devem demandar um tempo de adaptação àquilo que o novo treinador do clube prega.
O jovem subiu aos profissionais do Unión em setembro de 2017, mas só estreou cinco meses depois, sob o comando do argentino Martín Palermo, ex-atacante da Albiceleste. No fim de 2019 se tornou titular e foi um dos destaques da campanha que culminou no quarto lugar no último Chileno.
Palacios já atuou pelos dois lados do campo, como um ''falso ponta'', como meia-central por trás do atacante, e até como ''falso 9'' em alguns momentos. A variação de funções desempenhadas ao longo da última temporada resume bem o estilo inquieto dentro de campo. Não costuma ''guardar posição'', o que pode causar uma certa dificuldade de adaptação ao ''jogo de posição'' que Ramirez começa a adotar, mas nada que seja impossível.
Acredito até mesmo numa possibilidade de Palacios ser utilizado como meia-esquerda, já que é nesta região do campo que mais se sente confortável. No Unión Española costumava procurar esse espaço quando a equipe entrava em fase ofensiva, seja saindo do flanco direito ou do flanco esquerdo. Tentava sempre se aproximar da bola para pegá-la de frente para a defesa rival.
Alia bem técnica e força. É um atleta que sustenta os choques com naturalidade e consegue dar prosseguimentos aos lances em que é acossado. Possui habilidade para dribles curtos e capacidade de mudança de direção com a bola dominada. Busca tabelas e aproximações constantes com os companheiros. Gosta de articular, ditar o ritmo na intermediária, e serve os atacantes em profundidade com qualidade.
Recentemente teve sua primeira convocação para a seleção chilena principal e chegou a jogar 14 minutos na derrota de ''La Roja'' para a Venezuela em novembro de 2020. Precisa aprimorar alguns pontos. Ganhar um pouco mais de velocidade e se dedicar no momento defensivo. Oscilar menos em concentração e intensidade também é determinante para se desenvolver rapidamente no Colorado. Entrar na área com mais frequência é outra demanda que o fará crescer se atendida for. Finaliza bem e tem o último passe apurado.
É necessário que torcida, diretoria e imprensa entendam e respeitem o tempo de adaptação do jogador a um novo sistema, país, e nível competitivo. A avaliação do desempenho precisa ser criteriosa e racional. Desta forma ele poderá fazer jus ao investimento e devolver aquilo que lhe é esperado. isso é necessário com qualquer jogador, mais ainda com um jovem de apenas 20 anos, que pela primeira vez muda de clube e sai de sua cidade-natal.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.