Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia da Série B 2021 - Avaí
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Avaí esteve presente em cinco edições da Série A na década passada, mas pode chegar a três Séries B seguidas se não conseguir o acesso neste ano. Para não igualar o recorde negativo do triênio 2012-2014, o Leão se preparou bem para a competição. Certamente entra como um dos fortes candidatos a uma das quatro vagas na 1ª divisão. Tem um técnico que conhece bem esse caminho e demonstrou força no Campeonato Catarinense.
Claudinei Oliveira conseguiu um acesso com o próprio Avaí em 2016. Assumiu o clube na reta final da última Série B e desde então vem dando mais organização ao time. Possui uma defesa sólida, pouco vazada, e um sistema ofensivo que pode melhorar. O elenco conta com boas opções e experiência. O lateral-direito Edilson e o zagueiro Betão, por exemplo, são titulares da linha defensiva e vêm jogando bem.
Outro conhecido do grande público e que melhorou recentemente o seu desempenho é o atacante Valdívia, quase sempre titular pela ponta-esquerda. Lourenço e Serrato se destacam, e Giovanni, ex-Corinthians e Cruzeiro, vem se recuperando. Junior Dutra deve ser o titular no centro do ataque e Bruno Silva é o primeiro homem de meio-campo. Atletas acostumados a atuarem sob pressão.
Nos jogos em casa e diante de adversários inferiores tecnicamente, o Avaí deve tomar a iniciativa de atacar. Tenta criar, na maioria das vezes, com aproximação entre as peças no campo de ataque e muitas triangulações pelos lados. Os pontas ficam mais fixos nos flancos até receberem a bola, a partir daí ganham liberdade de condução em direção a área, abrindo o corredor para a ultrapassagem dos laterais.
O meia do setor encosta e ali se estabelecem algumas conexões para ganhar a linha de fundo ou entrar na área. O centroavante faz pequenas diagonais entre os zagueiros para receber em profundidade ou gera presença na área. No momento defensivo o Leão varia a altura do bloco de marcação de acordo com a estratégia. Geralmente é compacto e protege bem a área, faz boas transições também. É um time bem difícil de ser batido dentro do nível da Série B.
Como faz os gols
Fase ofensiva/ataque apoiado - 44%
Contra-ataque - 22%
Bola parada aérea - 22%
Bola roubada ou recuperada no ataque - 6%
Fase ofensiva/ataque direto - 6%
Como leva os gols
Fase defensiva - 71%
Bola parada aérea - 29%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.