Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia da Série B 2021 - CRB
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
2021 marca a sétima participação consecutiva do CRB na Série B do Campeonato Brasileiro, mas o mais próximo que chegou do acesso foi um 7º lugar em 2019. O Galo não está entre os favoritos e passou por transformações significativas nesta semana. O técnico Roberto Fernandes foi demitido após a perda do título estadual para o CSA e Allan Aal assume o time. Lucão e Luidy, dois titulares, deixaram o clube. 1984 foi o último ano do time alagoano na elite, e é difícil acreditar num retorno desta vez.
Allan Aal tem 42 anos e estava no Guarani. Foi demitido após um Campeonato Paulista muito irregular. Em 2020 teve bons momentos na Série B com Paraná Clube e Cuiabá. Terminou o campeonato no Dourado e conduziu o time ao acesso. Tem um estilo diferente de montagem nas equipes em comparação a Roberto Fernandes. Busca um futebol mais ofensivo e elaborado a partir de conceitos do ataque posicional, quando cada atleta ocupa um espaço pré-determinado no campo de jogo
O curioso é que em muitos momentos veríamos o CRB com uma postura mais reativa ao longo da competição caso Fernandes permanecesse. Não que só tivesse essa estratégia, mas a opção, principalmente fora de casa ou diante de adversários mais poderosos, seria essa. É importante que o time evolua na intensidade da abordagem de marcação. Por vezes não pressiona a bola como deveria e dá espaços.
A proteção da área também merece atenção. Tanto com a bola rolando, quanto em lances de faltas laterais e escanteios. Gum e Diego Ivo formavam a zaga titular, mas o segundo sofreu grave lesão no joelho e Frazan deve iniciar a Série B no setor. Com a posse, a equipe de Maceió tem em Diego Torres a sua principal ferramenta criativa. O meia argentino de 30 anos, mesmo muito lento, tem qualidade nas finalizações, visão de jogo, e último passe apurado.
Diego joga sempre entre as linhas, nas costas dos volantes rivais. Às vezes recua para buscar o jogo e tornar o time mais vertical. A circulação vinha sendo lenta, mas os espaços bem ocupados. Presença constante dos laterais pelos flancos e os pontas se mexendo com inteligência. Alisson Farias, contratado recentemente, deve herdar a titularidade de Luidy, e Hyuri pode ser escalado como centroavante. Vitão, centrovante ex-América-MG, e o volante Marthã, que pertence ao Ceará, foram outros reforços adquiridos recentemente. O lateral-direito Celsinho, ex-Vila Nova, chega com chances de roubar a vaga de Reginaldo.
Como faz os gols
Fase ofensiva/ataque apoiado - 33%
Bola parada aérea - 26%
Contra-ataque - 18%
Bola roubada ou recuperada no ataque - 10%
Fase ofensiva/ataque direto - 10%
Falta direta - 3%
Como leva os gols
Fase defensiva - 52%
Bola parada aérea - 28%
Transição defensiva - 14%
Bola perdida na defesa - 6%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.