Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia da Série B 2021 - Sampaio Corrêa
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Sampaio Corrêa chegou bem perto do acesso para a Série A em 2020. Figurou no G-4 da competição, mas terminou em 6º lugar. O elenco sofreu transformações importantes para 2021. Perdeu o meia Marcinho e o centroavante Caio Dantas, principais nomes do sistema ofensivo, além da saída do técnico Léo Condé. A proposta é novamente lutar para chegar na elite, algo que não acontece desde 1986, mas o cenário recente é bem caótico
A temporada começou de forma irregular. Rafael Guanaes foi contratado para ser o técnico da equipe. O time oscilou bastante e o treinador acabou dispensado após a eliminação da Copa do Nordeste e uma sequência de derrotas no Estadual. A ''Bolívia Querida'' também foi eliminada de forma precoce na Copa do Brasil. Caiu para o Rio Branco-ES na 1ª fase. O português Daniel Neri foi contratado para o seu lugar.
Daniel tem 41 anos e se notabilizou por um título pernambucano com o Salgueiro, em 2020. Antes havia passado pela base do Sport e do Porto de Caruaru. Foi formado dentro do Porto, em Portugal, e quatro jogos depois de sua estreia sagrou-se campeão maranhense com o Sampaio. O problema é que entrou em acordo com a direção na sequência e deixou o clube de forma surpreendente na véspera do início da Série B. Felipe Surian, campeão da Série D com o Volta Redonda em 2016, é o novo comandante.
O pior é que não havia tantas diferenças entre a filosofia de Daniel e a anterior, com Guanaes. O time buscava na maior parte do tempo a bola. Quando o adversário adianta as linhas, faz passes longos tentando explorar a velocidade de um dos pontas. Jajá vive ótimo momento pela esquerda. Mas o elenco ainda conta com o habilidoso Pimentinha. Quando há espaço para sair jogando, a troca de passes curtos é estabelecida e o time faz aproximações para triangular.
A ideia é ganhar a linha de fundo e encontrar o artilheiro Ciel dentro da área. Ele já trabalhava com Daniel Neri no Salgueiro e conhecia os métodos do português. Mesmo aos 39 anos deve ser muito útil nesta Série B. Jefinho é o outro centroavante do elenco e atual artilheiro do time na temporada. Há boas opções do meio para frente no elenco. Rodrigo Andrade, Guilherme Teixeira, Joanderson e Dudu são bons nomes. André Luiz, Eloir e Ferreira encorpam o setor de meio-campo.
Como faz os gols
Fase ofensiva/ataque apoiado - 48%
Contra-ataque - 26%
Bola parada aérea - 21%
Fase ofensiva/ataque direto - 5%
Como sofre os gols
Fase defensiva - 44%
Bola parada aérea - 19%
Transição defensiva - 19%
Bola perdida na defesa - 12%
Falta direta - 6%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.