Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia da Série B 2021 - Vasco
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Será a quarta vez do Vasco na Série B nos últimos 12 anos. O dado é alarmante e serve para concluir o quão nocivas as últimas administrações foram para o clube. Infelizmente passou a ser normal ver o Cruzmaltino cair, algo que a nova direção, a comissão técnica comandada por Marcelo Cabo, e os jogadores tentarão mudar. E o time tem condições. É certamente o melhor plantel da competição.
O clube ainda busca se recuperar financeiramente. Aos poucos vai ajustando a sua vida. Dentro de campo terá uma equipe que buscará se impor mediante os adversários a partir da posse de bola e da marcação adiantada em grande parte dos jogos. Mesmo sem alcançar as semifinais do Campeonato Carioca, o time conseguiu evoluir e teve como grande marco da temporada uma vitória de 3x1 sobre o arquirrival e poderoso Flamengo.
Cabo fez um bom trabalho no Atlético Goianiense, na Série A, e conhece a Série B de outras temporadas. Isso também é um ganho para um clube que terá que lidar com a obrigatoriedade não só de subir, mas de ser protagonista no campeonato. Mesmo com alguns atletas longe de sua melhor forma técnica ou física em comparação a outros momentos da carreira, o Vasco ainda tem qualidade superior a qualquer outro time da 2ª divisão.
Trabalha com aproximação e passes curtos para criar. Geralmente faz a saída ''a três'' com Andrey entre os zagueiros ou um pouco a frente deles. Léo Matos explora o corredor pela direita e o ponta do setor flutua um pouco pro meio. Já Zeca, o outro lateral, costuma atacar em diagonal pro meio, auxiliando Garlaza e Andrey na articulação, deixando a amplitude para o ótimo Gabriel Pec. Marquinhos Gabriel e Cano devem ser os titulares pelo centro do ataque.
Morato costuma jogar pela direita, mas pode substituir Marquinhos pelo meio, abrindo espaço para Léo Jabá no time. Bruno Gomes, Cayo Tenório, Miranda, MT, Juninho e Figueiredo são bons valores oriundos da base. Defensivamente o time tem problemas na bola parada aérea, e precisa proteger melhor a área quando está mais postado. Costuma fazer boas transições. É competitivo.
Como faz os gols
Fase ofensiva/ataque apoiado - 52%
Contra-ataque - 18%
Bola roubada ou recuperada no ataque - 14%
Bola parada aérea - 12%
Falta direta - 4%
Como leva os gols
Bola parada aérea - 48%
Fase defensiva - 42%
Transição defensiva - 5%
Bola perdida na defesa - 5%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.