Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia do Brasileirão 2021 - São Paulo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de muito tempo o torcedor tricolor começa um Campeonato Brasileiro certo que sua equipe é de fato postulante ao título. O São Paulo, pelo que vem mostrando dentro de campo, é o principal desafiante a abalar a hegemonia de títulos de Flamengo e Palmeiras nas últimas temporadas em território nacional. O elenco foi reforçado e tem o comando de Hernán Crespo, que inicia muito bem a sua trajetória no Morumbi.
Eficiência no ataque e segurança na defesa. Grosso modo', é este o sonho de todo treinador. Há diferentes formas de alcançar isso, e o São Paulo vem conseguindo o feito com um estilo de jogo bem agradável de se ver. Toma a iniciativa de atacar, trabalha a bola com passes curtos e circula com velocidade no campo rival. Apoiado em seu ataque posicional, quando cada atleta ocupa e se movimenta dentro de regiões específicas do gramado, gera naturalmente as interações para criar. Produz e ataca espaços com eficiência.
Sem a bola, quase sempre adianta o bloco de marcação e trabalha com encaixes dentro de cada setor. O atleta ''pega'' o adversário que entra em sua zona e o acompanha, tentando não se afastar tanto da sua região de origem. Vem chamando a atenção a intensidade com que o time executa esse princípio. Muitas vezes sufoca os rivais e apresenta-se ainda mais competitivo. Há também bons movimentos de pressão pós-perda no campo de ataque.
Sempre com uma linha de três atrás, o São Paulo alterna a estrutura de seu meio e ataque. Por vezes joga com um volante centralizado e dois meias logo a frente, por trás de uma dupla de ataque. Em outras ocasiões fixa dois volantes e tem dois meias trabalhando por trás do atacante centralizado. Importante frisar o bom nível apresentado por grande parte do elenco. Isso possibilita o rodízio de titulares apicado pelo técnico argentino.
Daniel Alves pode atuar com excelência na ala ou na lateral. Benitez vem jogando muita bola no meio-campo. Luan subiu de produção. Liziero e Rodrigo Nestor travam bom duelo por espaço. Luciano, mesmo em meio a problemas físicos, segue eficiente. Pablo teve seu desempenho recuperado. Arboleda e Miranda geram segurança na defesa. Reinaldo voa pela esquerda. E o elenco ainda tem Bruno Alves, Eder, William, Gabriel Sara, Igor Gomes, Léo, Rojas, Galeano e Orujuela. Candidato muito forte ao título.
Como faz os gols
Fase ofensiva/Ataque apoiado - 39%
Contra-ataque - 19%
Bola parada aérea - 17%
Fase ofensiva/Ataque direto - 10%
Bola roubada ou recuperada no ataque - 10%
Falta direta - 5%
Como leva os gols
Transição defensiva - 46%
Bola parada aérea - 23%
Bola perdida na defesa - 15%
Falta direta - 8%
Fase defensiva - 8%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.