Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
Guia do Brasileirão 2021 - Sport
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O 2020 do Sport foi sofrido, mas no final o clube conseguiu o objetivo de permanecer na Série A do Brasileirão. A atual temporada começou de forma negativa e a diretoria demitiu o técnico Jair Ventura. Foi buscar Umberto Louzer, que fez grande trabalho na Chapecoense campeã da última Série B. O estilo de jogo não deve mudar tanto, mas Louzer já mostrou que pode ampliar o repertório ofensivo do time.
Esse era justamente o grande problema do Sport. O time não conseguia repetir a segurança defensiva de alguns jogos do Brasileirão 2020, e de quebra não evoluía na frente. Em pouco tempo no comando, apesar de sofrer bastante na final do Pernambucano, Louzer conseguiu devolver um pouco da solidez. Os atletas parecem novamente motivados e dedicados a uma causa. E esse objetivo é o mesmo do ano passado. Ficar na Primeira Divisão!
Mesmo com o elenco um pouco melhor que o de 2020, o Sport não teve como fazer grandes investimentos. Thiago Neves segue sendo o nome mais conhecido do elenco, mas provavelmente não será titular. Thiago Lopes vem se enquadrando dentro daquilo que o treinador quer. Mais dinâmica para participar ativamente dos diferentes momentos do jogo. Ele vem formando boa dupla com Junior Tavares, agora jogando no meio-campo. Marcão segue tomando conta da cabeça de área. André voltou ao clube e deve disputar a titularidade no ataque.
Sander ganhou espaço na lateral, e Iago Maidana recuperou o desempenho. Neilton e Everaldo devem formar a dupla de pontas. Eles são peças-chave no funcionamento da equipe. Em fase ofensiva ''alargam'' o campo para espaçar as defesas adversárias e abrir espaços para infiltrações pelo meio. Junior Tavares e Thiago Lopes fazem esse papel, os laterais também dão uma força.
Já nos contra-ataques, que deve ser a estratégia da equipe na maioria das partidas, os rápidos extremos certamente serão acionados para tentar servir o centroavante Mikael, que vem sendo o titular. No momento defensivo, duas linhas de quatro bem compactas, alternando a marcação em bloco médio ou baixo. Algumas correções ainda são necessárias pelo lado direito, setor de Patric, mas nada tão crônico neste momento. A sensação é que o Sport chega melhor do que terminou o último Brasileirão.
Como faz os gols
Fase ofensiva/ataque apoiado - 25%
Bola parada aérea - 25%
Bola roubada ou recuperada no ataque - 22%
Contra-ataque - 16%
Fase ofensiva/ataque direto - 8%
Falta direta - 4%
Como leva os gols
Fase defensiva - 54%
Bola parada aérea - 30%
Bola perdida na defesa - 8%
Transição defensiva - 8%
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.