Texto baseado no relato de acontecimentos, mas contextualizado a partir do conhecimento do jornalista sobre o tema; pode incluir interpretações do jornalista sobre os fatos.
O 'Top 10' de cada posição do Brasileirão 2021 após a 15ª rodada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Passadas 15 rodadas do Brasileirão 2021, é hora de trazer novamente os melhores jogadores de cada posição. Você tem acompanhado aqui, na coluna, ao fim de cada rodada, o Ranking de Desempenho da competição e a Seleção, além de análises dos pontos fortes e fracos de cada uma das 20 equipes, bem como as escalações e esquemas táticos adotados nas partidas. A cada jogo atribuo notas de 0 a 10 aos atletas, e a média dessas notas forma um ranking das posições. Os melhores integram a Seleção do Brasileirão 2021. Vale lembrar que para estar nas listas, é necessário ter ao menos 40% de participação nas 15 rodadas da competição.
Goleiros
Fernando Miguel esteve na frente do ranking em 13 das 15 rodadas disputadas até o momento. Ele tem a mesma média de Gabriel Chapecó, do Grêmio, mas leva vantagem por ter mais jogos. O principal trunfo do goleiro do Atlético Goianiense é a regularidade. Não teve nenhuma atuação vacilante, e a melhor nota veio na 1ª rodada, um 7 contra o Corinthians. Gabriel Chapecó levou 6,5 contra a Chapecoense e quer recuperar o topo da lista.
Richard, Daniel e Cleiton aparecem como nomes de destaque e se aproximam cada vez mais da disputa por Ceará, Internacional e Red Bull Bragantino respectivamente. Jaílson, mesmo sendo reserva do Palmeiras, colhe os frutos das boas atuações na ausência de Weverton durante a Copa América.
Laterais-Direitos
Yago Pikachu mantém a regularidade num ótimo campeonato com o Fortaleza. Teve duas grandes atuações. Na estreia contra o Atlético Mineiro, e na 8ª rodada, diante da Chapecoense. Jogou muito bem também nos duelos contra Internacional, Fluminense, América Mineiro e Palmeiras. Abriu vantagem para Aderlan e Marcinho, que caíram de produção por Red Bull Bragantino e Athlético.
Mariano e Fágner vêm numa crescente, e Isla voltou bem ao Flamengo depois da Copa América. Dois jovens muito promissores aparecem na lista. Vanderson e Matheuzinho fazem bom campeonato. Nino Paraíba e Buiú, do Ceará, que vem ganhando sequência com o desfalque de Gabriel Dias, completam a relação.
Zagueiros
Nathan Silva teve ótima atuação no final de semana, contra o Juventude, e ainda fez o gol da vitória. Fatos que lhe renderam uma nota 7. Ele começou o Brasileirão pelo Atlético Goianiense, e o bom desempenho o fez retornar ao Galo, clube que detém seus direitos. Com a camisa do Dragão recebeu uma outra nota 7, na 6ª rodada, diante do Fluminense. No restante se manteve sempre regular.
Tinga vem fazendo um ótimo campeonato e está sempre entre os primeiros. Gustavo Gómez não foi bem nos últimos dois jogos do Palmeiras, mas anteriormente vinha mantendo o alto nível das suas atuações e está em terceiro. A disputa promete ser muito boa no restante da competição. Thiago Heleno, Rodrigo Caio, Léo Ortiz, Nino e Junior Alonso prometem chegar fortes. Natan e Gabriel Lacerda nem sempre são titulares de Bragantino e Ceará, mas sempre vão bem.
Laterais-Esquerdos
Essa é a posição em que as médias de notas são mais baixas. Alguns jogadores que não estão fazendo um bom campeonato aparecem na relação dos dez melhores. Mas Lucas Crispim definitivamente não é um deles. Mesmo atuando de maneira improvisada na ala-esquerda do Fortaleza, vem sendo o melhor do setor entre todos os outros atletas. A melhor atuação veio na 2ª rodada, contra Internacional, quando ganhou uma nota 7.
Welington e Reinaldo justificam a disputa aberta pela posição no São Paulo de Hernán Crespo. Vêm apresentando um bom nível. O mesmo se aplica a Abner, que é um grande candidato a brigar pela ponta com a camisa do Athlético. Foi reserva de Guilherme Arana nos Jogos Olímpicos. O lateral do Galo é outro que deve crescer, o que também se espera de Filipe Luís, irregular até aqui. Fabio Santos caiu de produção e Bruno Pacheco vem subindo com o Ceará.
Volantes
Por incrível que possa parecer, Edenílson viveu momentos de questionamentos recentemente por parte da torcida do Inter, mas o que vemos em campo vai na direção contrária. O camisa 8 colorado vem sobrando entre os volantes do Brasileirão. Decisivo e participativo na construção ofensiva. Regularidade em alto nível. A melhor atuação veio na 8ª rodada, na derrota para o Palmeiras. Diante de Flamengo, Athlético, Juventude, Corinthians, América, Chapecoense, Ceará, Bahia e Sport também foi muito bem.
Lucas Evangelista e Juninho Valoura tiveram uma queda recente, e veem Ederson crescer no retrovisor com o ótimo campeonato que faz. Raul segue consolidado entre os melhores. Willian Arão, de volta ao meio-campo, é outro que vai crescendo, assim como Fernando Sobral. Marlon Freitas, consistente desde o ano passado com o Atlético Goianiense, merece atenção.
Meias
Arrascaeta voltou da Copa América já mostrando o motivo de ser um dos jogadores mais decisivos do futebol brasileiro nas últimas temporadas. Só teve uma atuação ruim. Foi mal diante do Internacional, como quase toda a equipe, mas sobrou nas demais partidas, principalmente contra a Chapecoense. Nacho Fernandez vem logo na sequência. Não jogou mal ainda na competição e foi genial contra o Atlético Goianiense.
A dupla de gringos é seguida de perto por Gustavo Scarpa, que caiu um pouco de produção recentemente, mas teve ótimas atuações na competição e já liderou este ranking. Nikão, João Paulo, Terans e Lima são bons postulantes a brigar. Everton Ribeiro vai recuperando a melhor forma técnica, e Carlos Sanchez, ainda aprimorando o ritmo de jogo, aparecem com força também.
Atacantes
Hulk é o melhor jogador do campeonato até aqui! E com muita sobra! Com média de 6,61, fica bem a frente de Artur, que recuperou a segunda colocação entre os atacantes com as oscilações de Bruno Henrique. Savarino surge como forte candidato, e Igor Torres, mesmo sem ser titular do Fortaleza, mostra que vem aproveitando bem as oportunidades que ganha. Robson, Gustavo Mosquito, David, Ytalo e Caio Paulista confirmam a boa temporada que fazem.
O camisa 7 atleticano ganhou nada menos que duas notas 8, duas notas 7, e um 7,5 nas 14 partidas disputadas pelo Brasileirão. Só recebeu uma nota abaixo de 6, um 5,5, na 7ª rodada, contra o Santos. E Gabigol? O centroavante do Flamengo tem só quatro jogos disputados na competição e, portanto, não pode integrar o ranking por enquanto. Daqui a algumas rodadas entrará na briga.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.