Topo

Rodrigo Coutinho

Coutinho: João Victor é o dono da zaga do Timão

Colunista do UOL

28/08/2021 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O zagueiro João Victor é uma das melhores notícias para o Corinthians nas últimas temporadas! Titular absoluto ao lado de Gil desde o terceiro jogo de Sylvinho no comando, ele é o jogador que mais vence duelos defensivos no Brasileirão 2021, e o oitavo melhor em interceptações. Números que corroboram o ótimo desempenho.

Revelado na base corintiana, o defensor chegou ao clube em 2017, em seu segundo ano na categoria Sub-20. Antes havia passado por Botafogo de Ribeirão Preto e Atlético Mineiro. Disputou uma Copa São Paulo e foi titular durante todo 2018, quando também fez parte do time vice-campeão brasileiro da categoria para o Palmeiras.

Quando ''estourou a idade'' e se profissionalizou, chegou a ser relacionado para algumas partidas em 2019, cinco do Brasileirão e duas da Copa Sul-Americana, mas não entrou em campo. Só jogou mesmo pela equipe Sub-23, e na temporada seguinte foi emprestado à Inter de Limeira. Fez um bom Paulistão e chamou a atenção do Atlético Goianiense.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
João Victor está entre os melhores zagueiros do Brasil em 2021
Imagem: Fonte: Opta

No Dragão, veio a grande guinada da carreira até aqui. Ficou o mês inicial na reserva, mas ganhou espaço na sequência e não saiu mais da equipe titular. Teve um desempenho sólido sob os comandos de Vagner Mancini e Marcelo Cabo e isso o capacitou para voltar com moral ao Corinthians. Mesmo assim, não conseguiu ter tanta sequência no time até a chegada de Sylvinho.

João Victor é um zagueiro rápido e leve. Consegue ter uma boa capacidade de antecipação e recuperação nos lances por isso. Fatores que influenciam diretamente no sucesso que vem tendo nesses duelos defensivos. Possui bom posicionamento, ótimo tempo de reação, e bola aérea eficiente. A boa saída de bola e a coragem para arriscar passes verticais fazem com que seu futebol ganhe contornos adaptáveis a times com propostas de jogo diferentes. Precisa ganhar um pouco mais de força física e reagir com mais resiliência a insucessos durante o jogo.

Aos 23 anos, é possível que seja tarde para uma transferência para um time de potencial em grande centro da Europa. Acabou desabrochando um pouco depois do tempo necessário para isso, mas pode se desenvolver com a sequência no Corinthians e pensar em seleção num médio prazo. Basta manter a regularidade no nível que vem desempenhando.

A presença de Gil, por mais que não esteja no seu auge, ajuda bastante a passar confiança e tranquilidade a João Victor. Além do camisa 4, compõe a linha defensiva com Fagner e Fabio Santos. Cássio é o goleiro. Ou seja, há muita ''hierarquia'' e experiência em seu entorno. Nomes que conquistaram coisas relevantes com a camisa alvinegra e podem passar esse sentimento. Nasce um excelente zagueiro para o Timão!