Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: Galo vira líder do Ranking de Desempenho. Tudo sobre a 23ª rodada
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Atlético Mineiro assumiu a liderança do Brasileirão na 15ª rodada e ostenta uma invencibilidade de 15 jogos na competição. No Ranking de Desempenho, porém, alcançou a ponta apenas nesta rodada. Consolidou o seu rendimento desde então e, mesmo que esteja empatado em estrelas com o Fortaleza, que caiu de produção, tem um jogo a menos, o que lhe dá a condição de líder. O Flamengo, mesmo sem tanta regularidade, aparece como o principal desafiante. Dois jogos desta rodada foram adiados para o final do mês.
O Ranking de Desempenho tem como finalidade avaliar o rendimento das equipes. Oferecer ao torcedor uma maneira mais fidedigna de entender se o seu time está evoluindo, estagnado ou regredindo. Independentemente do resultado —que pode ocorrer por muitas variantes no futebol— a proposta é dar de 0 a 5 estrelas de acordo com o que cada equipe fez em campo. As estrelas são somadas a cada rodada e formam o cenário acima.
Duelo muito movimentado e polêmico na abertura da rodada. O Atlético Goianiense aproveitou o sono inicial do Fortaleza, marcou bem, e acelerou na retomada da bola. Mostrou organização ao se estabelecer no campo de ataque e abriu o placar. Depois se retraiu e tomou pressão. Chegou a sofrer o empate duas vezes, mas os gols foram anulados, um deles de forma bem controversa. O Leão do Pici melhorou aos poucos, mas pecou nas finalizações e, mais exposto, sofreu o segundo e o terceiro gols no fim. Baralhas saiu do banco para decidir.
O América seguiu sua caminhada evolutiva na competição diante do Cuiabá. Mesmo fora de casa e com a temperatura beirando os 40 graus no 1º tempo, se impôs, foi agressivo com a bola nos 20 minutos iniciais, abriu o placar, e administrou a vantagem até matar o jogo no contra-ataque. Mostrou-se intenso e concentrado. Já o Dourado demorou a igualar a ''pegada'' dos visitantes e teve muita dificuldade para criar espaços na 2ª etapa. Segue em queda na competição. Zárate foi o melhor em campo!
Um dos melhores jogos do Brasileirão! A equipe da casa voltou a mostrar o bom futebol da primeira metade do 1º turno. O Timão, por sua vez, também fez uma ótima partida. Abnegado e organizado! Foi até mais contundente que os anfitriões na 1ª etapa, e só não abriram o placar em virtude da ótima atuação do goleiro Cleiton. O duelo foi bem aberto até Luan Cândido marcar o 1º gol do jogo aos 10 minutos do 2º tempo. Depois disso, o Red Bull se retraiu, fez 2x0, mas sucumbiu mediante a pressão corintiana no fim. Resultado justo!
A entrada de Keno foi determinante para que o Atlético vencesse mais uma partida no Brasileirão e mantivesse a distância confortável que tem para os concorrentes. O Galo sofreu no 1º tempo! O Inter foi superior até pelo menos os 15 minutos da 2ª etapa. Marcou forte, valorizou a posse de bola em alguns momentos, e foi perigoso nos contra-ataques. Perdeu boas oportunidades de sair na frente no placar. Éverson teve ótima atuação. O time mineiro parecia ansioso, faltava coordenação na frente, mas Keno mudou o cenário no fim.
Se o Athlético entrasse com os titulares para enfrentar o Flamengo no Maracanã, o time da casa já seria favorito, o que dirá então com oito reservas? Com menos de dez minutos o Flamengo já vencia por 2x0, e o ritmo altíssimo inicial deu lugar a uma redução de ímpeto que quase colocou o Furacão no jogo. Andreas Pereira, o melhor em campo, marcou o terceiro em lindo contra-ataque, ainda na 1ª etapa, e os 45 minutos finais se desenvolveram em ritmo de treino.
Depois de dominar o 1º tempo e sair na frente no placar, o São Paulo voltou para a 2ª etapa tentando levar o jogo em ''Banho Maria'' e foi punido pela Chapecoense. A equipe da casa, mesmo com as limitações evidentes que apresenta, foi mais agressiva e buscou o empate na reta final da partida. O Tricolor teve algumas oportunidades para ampliar em contra-ataques. Rigoni e Calleri desperdiçaram boas chances. Mas o que chamou a atenção foi a mudança de comportamento do time de Crespo. Não entendeu a necessidade da vitória e segue a perigo.
Outro time a poupar titulares importantes foi o Palmeiras, e o Juventude se aproveitou para anular o jogo palestrino em boa parte do confronto entre ambos. A equipe de Caxias do Sul foi superior até os 15 minutos do 2º tempo. Marcou com competência, protegeu bem sua própria área, e deu algumas estocadas perigosas, principalmente com Guilherme Castilho, o melhor em campo. O Verdão cresceu com a entrada de Dudu e foi ganhando mais intensidade e concentração ao longo da partida, mas repetiu os problemas de construção ofensiva.
Depois de mais de dois meses o Sport voltou a vencer no Brasileirão. Bateu o Grêmio, em Porto Alegre, e mostrou-se mais eficiente na 2ª etapa. Por mais que tenha apresentado uma estratégia mais defensiva como prioridade, o rubro-negro pernambucano também se soltou em alguns momentos do jogo. Se aproveitou da frouxa marcação gremista e abriu 2x0 no placar. O Imortal conseguiu diminuir com um golaço de Douglas Costa, mas o camisa 10 novamente não teve uma atuação regular. O time da casa fez muitos cruzamentos para a área.
Seleção do Campeonato
Cada jogador que entra em campo recebe uma nota de 0 a 10 por sua atuação. A nota de partida é sempre 5 e ele vai ganhando ou perdendo pontos de acordo com o que faz em campo. A média das notas define o melhor de cada posição/função. Para fazer parte do time ao final do Brasileirão, é necessário ter participado de ao menos 40% dos jogos. Em função disso, Gabigol ainda não consegue integrar o selecionado. A disputa na zaga segue acirrada. Tinga perdeu espaço novamente para Junior Alonso, que retoma seu posto ao lado de Nathan Silva, companheiro de defesa no Galo. O restante da equipe é o mesmo da última rodada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.