Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: Fortaleza melhora opções de Vojvoda com Romero e Ceballos
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Além do zagueiro e lateral Landázuri, atleta que já expliquei aqui como atua, o Leão do Pici fez mais duas aquisições certeiras nesta janela de transferências dentro do continente. O centroavante Silvio Romero traz novas possibilidades ao ataque da equipe. E o zagueiro Ceballos eleva o nível de composição do elenco visando a temporada 2022.
Silvio Romero
David e Robson formaram a dupla ofensiva do Tricolor em quase todos os jogos de 2021. Ambos têm origem como atacantes de lado de campo e se encaixaram bem dentro do modelo de mobilidade e liberdade dado pelo técnico argentino. Por vezes, porém, faltou um camisa 9 com mais aptidão para o gol, algo que Wellington Paulista não conseguiu ser quando teve oportunidades.
E é por isso que a busca por Silvio Romero é coerente. Não vai entregar a mesma mobilidade e velocidade de David, que foi para o Internacional, mas certamente preencherá a área adversária com regularidade, além de oferecer capacidade maior de finalização em relação aos demais atacantes do Fortaleza.
O ex-centroavante do Independiente não é mais um garoto. Completará 34 anos em julho de 2022, mas segue em plena forma no que diz respeito a balançar as redes. No clube argentino, nas últimas quatro temporadas, fez 50 gols em 126 jogos, deu ainda nove assistências, quase uma participação direta em gols a cada dois jogos.
Natural de Córdoba, iniciou a carreira no modesto Instituto. Depois jogou quatro anos e meio no Lanús, teve pequena passagem por empréstimo no Rennes, da França, e fez sucesso no futebol mexicano com as camisas de Chiapas e América. Por onde foi deixou o rastro de goleador. Pode repetir a história no Tricolor.
Mesmo não sendo um jogador tão alto - tem 1,76m -, Romero se impõe muito na parte aérea e nos duelos físicos dentro da grande área. Possui um bom jogo de costas, capacidade de proteção, e prepara as jogadas para quem vem de trás com um pivô eficiente, retenção de bola para girar a jogada de lado também. Sua região de movimentação é mais restrita ao centro do campo.
Não é um atleta rápido e habilidoso, velocidade apenas mediana, dificuldade em girar o corpo com rapidez, mas bom controle de bola e raciocínio veloz nos últimos metros do campo, toma boas decisões dentro da área. Local em que costuma se posicionar muito bem para finalizar. A técnica de seu arremate é alta, principalmente com a cabeça.
A parte física é algo que pode preocupar. Romero trabalha basicamente no limite do peso para um jogador profissional. Tem muita força física e isso cobra um preço na 2ª etapa. Como o calendário do futebol brasileiro é mais puxado que o argentino, o Fortaleza vai precisar ter atenção redobrada com o desgaste.
Ceballos
Este chegou com menos pompa. Longe dos holofotes da disputa que o Fortaleza protagonizou com o Ceará por Silvio Romero, o zagueiro Brayan Ceballos, de apenas 20 anos, é uma visão aguçada do Leão no mercado sul-americano. Já adaptado ao esquema com três zagueiros, pode ser um reserva confiável.
O colombiano natural de Cali iniciou a carreira no Boca Juniors local e foi para o Quindio em 2019. No pequeno clube do oeste do país venceu uma Série B atuando como titular e estreou na elite da Colômbia no segundo semestre de 2021. O time de Armênia ficou na 16ª posição e se manteve na 1ª divisão.
Ceballos é um zagueiro de velocidade e capacidade de caçar os atacantes em perseguições fora da linha defensiva, Tem força e atitude para tais duelos, mas como todo defensor jovem com essas características, acaba com a tendência de se precipitar e às vezes exagera nas entradas ou dá ''botes'' errados. Vojvoda terá que trabalhá-lo neste aspecto.
Possui noção de cobertura. É destro e jogava centralizado na linha de três zagueiros do Quindio. Fazia bem esses movimentos de auxílio aos companheiros, principalmente em passes em profundidade. A bola aérea é outro ponto de destaque. Protege a área de forma eficaz desta forma.
Precisa evoluir também na saída de bola. Tem dificuldade de tomar boas decisões e dar passes verticais certeiros. Geralmente é mais burocrático ou busca bolas longas como segurança. Tem potencial para conduzir em velocidade e liberar espaços para os companheiros, mas precisa ser mais condicionado a isso.
Em comparação a Jackson, que era o principal reserva do setor em 2021, o Leão do Pici conseguiu melhorar as opções de Vojvoda. Além do trio titular Tinga, Benevenuto e Titi, o argentino terá Ceballos, Wagner Leonardo, Landázuri e o jovem Habraão.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.