Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: Conheça o destaque da Série B que virou aposta no Botafogo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Brasil de Pelotas fez uma campanha lamentável na última Série B. Apenas 23 pontos em 38 rodadas, mais de 20 derrotas e só quatro vitórias. Foi rebaixado com muitas rodadas de antecedência, mas teve um jogador que conseguiu se destacar em meio ao caos. O centroavante Erison aproveitou a oportunidade. A ponto de desembarcar no Botafogo na atual temporada.
O Glorioso está de volta à Série A e passa por um profundo processo de reconstrução. Mesmo inserido no novo projeto da SAF, não deverá fazer grandes investimentos em atletas de ponta neste momento. 2022 é o ano da permanência na elite. É necessário montar um time competitivo sem gastar muito.
Erison se encaixa neste perfil. Mesmo jogando apenas metade da última Série B, já que chegou ao Brasil de Pelotas apenas em agosto de 2021, foi o terceiro melhor finalizador da competição. Tomou conta da função de 9 e passou a ser titular na terceira partida em que foi relacionado. Fez oito gols em 19 jogos, uma ótima média para o contexto em que estava inserido.
Ele tem apenas 22 anos e é natural de Campinas, foi revelado pelo XV de Piracicaba em 2019, quando foi relacionado para duas partidas do Paulistão da Série A2. Estreou em um desses jogos, diante do Nacional. Foi mais utilizado em 2020. Não chegou a ser titular do Nhô Quim, mas entrou em várias vezes na campanha que levou o clube às semifinais da A2.
O Figueirense o contratou por empréstimo para o 2º turno do Brasileirão da Série B de 2020. Mesmo na reserva e com o alvinegro de Florianópolis rebaixado, marcou três gols em dez jogos. Foi titular apenas duas vezes. Voltou a Piracicaba, agora com mais espaço, e foi desabrochar na sequência em Pelotas, depois de mais uma Série A2.
Erison é um centroavante canhoto de boa mobilidade. Não tem tanto refinamento técnico com a bola, encontrar bons passes e ter frequência positiva nas tabelas e triangulações fora da área não é exatamente a sua melhor característica, mas compensa com o volume que costumar dar em suas ações. Pressiona a saída de bola adversária, luta com os zagueiros com intensidade.
Possui força para os duelos físicos, busca constantemente o contato corporal com os defensores rivais, apresentando capacidade de segurar a bola de costas. Era muito utilizado desta forma no Brasil de Pelotas. É comum receber de costas, girar o corpo e ''romper'', partir em direção a área conduzindo a bola. Apresenta personalidade para tentar esse tipo de jogada constantemente.
Mesmo sem tantos recursos, não fica preso somente na área. Talvez possa ver seu futebol crescer a ponto de ser importante numa Série A se compreender que acrescenta mais nos metros finais do campo. Tem explosão em distâncias curtas e um potente chute de perna esquerda. Nas bolas aéreas precisa evoluir para aproveitar a sua boa estatura.
Pensar em Erison para ser titular do Botafogo não parece ser o mais aconselhável em 2022. Certamente o clube terá algum jogador mais habituado ao nível da Série A e qualificado para assumir a camisa 9. O novo atacante do clube precisa ser desenvolvido e condicionado a aproveitar aquilo que pode oferecer de melhor.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.