Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Coutinho: Bustos é mais uma boa aquisição do Inter

Colunista do UOL

31/01/2022 11h29

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Colorado fez movimentos bem interessantes neste mercado. Depois de Wesley Moraes e David, nomes que aumentam o poder de fogo do ataque, e de Liziero, que deve recuperar o bom futebol respirando novos ares, o lateral-direito Fabricio Bustos está próximo de ser anunciado. Tem potencial para tomar conta da posição.

Bustos tem 25 anos e é natural de Ucacha, na província de Córdoba, Argentina. Revelado nas divisões de base do Independiente, jamais vestiu outra camisa de clube na sua carreira. Passou pelas seleções de base da Albiceleste e tem quatro jogos pelos profissionais, todos em 2018, já sob o comando de Lionel Scaloni.

Estreou na equipe principal do ''Rei de Copas'' aos 20 anos, em dezembro de 2016, com Gabriel Milito como treinador, e depois não perdeu mais a condição de titular. Foi campeão da Copa Sul-Americana em 2017, contra o Flamengo, no Maracanã, e conquistou uma Copa Suruga no ano seguinte. Em cinco anos, fez mais de 170 jogos, marcou cinco gols e deu 16 assistências.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Números de Bustos em 2021
Imagem: Fonte: Opta

Por mais que já tenha feito temporadas mais destacadas do que a última, trata-se de um jogador seguro e regular, não tem grandes oscilações, e isso pode ajudá-lo na adaptação ao primeiro clube fora de seu país de origem. Em comparação a Mercado e Heitor, que devem ser seus ''rivais'' na luta por posição, é superior tecnicamente.

A principal característica de Bustos é o potencial de articulação. Não que seja um lateral habituado a atuar pelo meio, explora o corredor do campo, ataca ''aberto'', mas o ímpeto é diferente de um lateral que faz esse movimento com intensidade várias vezes por jogo. Não é um atleta rápido e nem é dotado de uma parte física de tanto destaque.

As participações de Bustos na parte ofensiva são muito voltadas à escolha do melhor passe, à qualidade da batida na pelota e no potencial de participar de tabelas e triangulações em espaços curtos. Executa bons cruzamentos. Possui bom controle de bola e repertório de dribles curtos. Não costuma fazer longas conduções.

02 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Rceebe bem aberto pela direita e espera o melhor momento para dar o passe com precisão, uma constante no jogo de Bustos
Imagem: Rodrigo Coutinho

Cumpre boas transições defensivas, reagindo com velocidade ao perder a posse no campo de ataque. Não suporta tanto os duelos físicos com atacantes mais fortes. Mesmo sendo firme nos ''botes'' de 1x1, acaba padecendo pelo seu corpo franzino. Tem apenas 1,67m e sofre nas bolas áreas por isso, principalmente nos cruzamentos vindo do lado contrário na segunda trave.

Possui noção correta de posicionamento na última linha de defesa, bem como de postura em relação ao adversário em situações de mano a mano. É provável que seja o titular da lateral-direita do Inter se não tiver nenhum grande problema físico ou de adaptação ao chegar em Porto Alegre.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL