Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: Zanocelo merece muita atenção no Peixe em 2022
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Os menos atentos podem até achar que Vinícius Zanocelo é mais um entre os muitos talentos revelados na base do Santos. O rosto de menino e os 21 anos de idade chamam a atenção para um atleta de qualidade na organização do meio-campo. Mais adaptado à Vila e com sequência no time titular, a atual temporada pode ser um importante ponto de afirmação para o meia santista no futebol brasileiro.
Contratado por empréstimo junto à Ferroviária em maio de 2021, ele chegou a fazer 26 jogos com a camisa alvinegra na temporada passada, 16 como titular. Foi ganhando espaço aos poucos quando passou a mostrar o futebol que o justifica na equipe principal do Peixe. Assumiu a vaga na 24ª rodada, contra o São Paulo, e não a perdeu mais. Deu duas assistências na competição.
A participação direta em gols não é exatamente o forte de Vinícius Zanocelo. Sua posição de preferência é atuar como ''segundo homem de meio-campo''. Um volante de articulação, com liberdade para chegar ao ataque, mas prioritariamente distribuir os passes que farão a equipe se aproximar da área rival.
O primeiro gol do Santos na vitória sobre o Ituano, no último domingo, é um belo exemplo. Vinícius já vinha sendo o atleta mais lúcido e dinâmico do meio-campo, e aos 19 minutos enfiou um lindo passe por elevação para Madson atacar as costas da defesa adversária e servir Marcos Guilherme.
A chamada ''pré-assistência'', muitas vezes ridicularizada por quem trata o futebol de forma simplista, pode clarear mais a jogada do que o passe que terminará nos pés do finalizador. Zanocelo é especialista nisso. Seja curto, médio ou longo, tem facilidade em encontrar os companheiros em situações favoráveis.
Possui boa estatura e capacidade de se mexer por uma extensa faixa de campo, o que faz com que o perfil agrade a treinadores de propostas bem diferentes, como Fernando Diniz e Fabio Carille, por exemplo. Foi com o atual técnico do Peixe, aliás, que ganhou sequência. A partir do 5º jogo de Carille assumiu a condição de titular.
Apresenta habilidade e condições de achar boas soluções em espaços curtos, além de desempenho efetivo no jogo aéreo e nas finalizações de média distância. Precisa arriscar um pouco mais. Ainda busca o primeiro gol pelo Santos.
Pode melhorar em alguns aspectos defensivos. Mais firmeza nos duelos e intensidade para realizar transições sem a bola. A concentração também precisa ser maior em jogos de menor exigência. Detalhes muito acessíveis de melhora para um jogador de apenas 21 anos.
Ele tem contrato de empréstimo com o Santos até maio de 2023 e pertence ao clube de Araraquara, mas não foi revelado pela Ferroviária. A Ponte Preta o formou e vendeu o atleta por módicos R$ 2,3 milhões em fevereiro de 2021. O valor da multa está fixado em cerca de R$ 12 milhões para o Peixe.
O valor é baixo se considerarmos o talento e a capacidade de crescimento de Zanocelo, mas sabe-se da situação financeira difícil do Santos, o que pode acabar colocando outros clubes na disputa até o ano que vem. Principalmente se a expectativa gerada pelo início da temporada for realmente alcançada.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.