Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: Permanência de Rodallega é primordial para o Bahia subir de novo
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Depois de um inesperado rebaixamento para a Série B, o Bahia precisa se cercar de certezas para voltar à elite do futebol brasileiro em 2023. E hoje a principal delas chama-se Hugo Rodallega. O experiente atacante colombiano é peça-chave para que o clube alcance o objetivo, mas seu contrato se encerra dentro de quatro meses.
Por mais que a diretoria baiana adote um discurso otimista em relação a renovação de Rodallega, o que se sabe é que há sondagens de clubes colombianos pelo jogador, e algumas delas o deixaram satisfeito. Fazer um esforço para mantê-lo dentro da capacidade financeira do clube hoje é um investimento valoroso.
O camisa 9 gera basicamente um gol diretamente a cada jogo no Esquadrão. São oito tentos marcados e uma assistência em dez jogos disputados em 2022. Sem dúvidas um dos atletas mais decisivos no comparativo com outras equipes que disputarão a Série B a partir do mês que vem.
Balançou as redes em basicamente todas as partidas que fez na Copa do Nordeste. É o artilheiro da competição com sete gols. Com eles, gerou diretamente quatro dos dez pontos conquistados pelo Tricolor de Aço.
Para se ter ideia de sua influência ofensiva na equipe, Rodallega participa diretamente de 42% dos tentos marcados pelo Bahia na atual temporada. Vem fazendo o torcedor tricolor não sentir falta de Gilberto, que marcou mais de 80 gols pelo clube desde 2018 e foi jogar no Al Wasl, dos Emirados Árabes.
Dá pra dizer que o colombiano mudou a sua breve história no Bahia. Mesmo fazendo quatro gols em 90 minutos num duelo contra o Fortaleza, pelo Brasileirão do ano passado, em sua quinta partida pelo clube, Rodallega teve um 2021 irregular.
Cumpriu boas atuações em determinadas partidas, mas em outras não deu a resposta. Acabou não conseguindo formar uma esperada e potente dupla com Gilberto, e só balançou as redes duas vezes em todo o 2º turno da última Série A. Encontrou dificuldades para se apresentar em boa forma física também.
Os espasmos apresentados em 2021, porém, se transformaram em desempenho confiável. Rodallega não só contribui com seu faro de gol, imposição física na área, ótima finalização, e capacidade de improviso no momento do arremate. Tem também participado das jogadas de construção com bons pivôs e passes de primeira acionando os pontas em velocidade.
Obviamente que os 36 anos não permitem um contrato tão longo, mas o Bahia precisa achar uma solução. A carreira de Rodallega fala por si só. Quase 50 jogos pela seleção colombiana. Sete temporadas no futebol inglês. Artilheiro na Turquia. E agora dá a resposta no Brasil. Tem que ficar!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.