Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Coutinho: A boa solução do Timão com Junior Moraes
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O novo centroavante do Corinthians certamente não é um nome que protagonizava os sonhos da Fiel Torcida. Junior Moraes, porém, mesmo em um nível físico abaixo de suas melhores temporadas, tem plenas condições de entregar gols e as características necessárias para encaixar no alvinegro.
Ao deixar o Brasil com apenas 22 anos e modestas passagens por Santo André, Ponte Preta e Santos, clube que o revelou, Junior Moraes acabou ficando muito distante da realidade do grande público nacional. Passou por Romênia, Bulgária e China. Teve destaque na Ucrânia, mas é pouco conhecido do torcedor comum.
É necessário citar que o novo centroavante do Corinthians foi um dos principais atacantes do Shakhtar Donetsk nos últimos anos, clube que mais investe em contratações no leste europeu. Naturalizou-se ucraniano e defendeu a seleção local em 11 partidas, cinco como titular, chegou a marcar um gol.
Esteve muito bem entre 2018 e 2020, suas duas primeiras temporadas no Shakhtar, fez 52 gols e deu 20 assistências em 80 jogos. Quase uma participação direta em gol da equipe a cada jogo no período. Caiu um pouco na temporada 2020/2021, mas não a ponto de ser descartado. Seguiu importante. Fez 23 dos 25 jogos dele como titular.
Pode-se dizer que Junior Moraes é uma espécie de ''meio termo'' entre o centroavante mais típico de área, de pouca mobilidade, e os ''camisas 9'' que circulam bastante na intermediária. Seu raio de movimentação não é tão extenso. Quase sempre na faixa central, mas flutuando bastante entre a região dos volantes e zagueiros rivais, se apresentando para tabelar e articular.
Ao mesmo tempo tem boa noção de posicionamento na área e executa diagonais entre os defensores, em profundidade, no tempo certo. Não se trata de um atacante necessariamente rápido. Em distâncias curtas consegue ter explosão, mas em espaços maiores perde velocidade.
Não tem um jogo de costas forte. Fisicamente sofre nesse contexto, assim como para se impor nas bolas aéreas, o que o difere bastante de Jô por exemplo. Possui qualidade no passe, boas decisões nos últimos metros do campo, concentração e precisão nas finalizações. Se utilizado como mais um integrante ofensivo de uma equipe que circula bem a bola, pode funcionar bastante.
Não sabemos se será titular com Vitor Pereira. Roger Guedes vem jogando mais adiantado. E por mais que já tenha dito preferir atuar em outra posição, encaixa bem dentro da proposta do técnico português, assim como o próprio Junior Moraes. Promessa de briga boa pela posição!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.