Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Avaí chega ao G-4 com o estilo de Barroca. Conheça!
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Eduardo Barroca é um dos técnicos jovens das Série A de mais fácil entendimento das ideias que busca implementar. Isso se dá pela nitidez dos padrões adotados nas equipes que dirige. Algo que se repete agora no Avaí. O Leão tem aproveitamento de pontos bem acima da expectativa inicial na competição, mas sem abdicar de ser agressivo e organizado com a bola.
É natural que um time que venha da Série B e não possua potencial grande de investimento tenha predileção por jogar fechado, na base de contra-ataques, explorando um possível erro do adversário. Logicamente que o Avaí deverá ter tal característica diante de rivais muito poderosos fora de casa, mas não é essa a proposta-base do time.
Uma rápida olhada apenas nas estatísticas até o jogo de ontem contra o Coritiba, mostrava o Avaí com a quinta menor posse de bola da competição. Mas é preciso, como em todo uso de estatísticas, aliar números com observação do jogo. E aí chegamos e real conclusão deste dado.
Dificilmente o Avaí estará entre as maiores posses do Brasileirão. Há mais de uma dezena de equipes mais qualificadas tecnicamente, e algumas delas também buscam a pelota como forma de se impor. Então é natural que o time seja batido em alguns momentos nessa ''queda de braço'' dentro do gramado.
Barroca completa três meses de Avaí nesta semana. Tempo curto para maiores desenvolvimentos, mas o suficiente para identificar qual é a ideia em diferentes cenários. Como faz desde a base, implementa o jogo de posição em seus trabalhos. Cada atleta ocupa obrigatoriamente o seu espaço no gramado, e isso gera linhas de passe mais naturais. A partir disso eles interagem.
Muitos acham que esse modelo consiste em jogadores estáticos, mas não é isso. Os atletas se mexem dentro de espaços pré-estabelecidos e até podem trocar de posição, desde que os setores estejam preenchidos. Depois de partidas com dificuldades para criar, isso está sendo bem executado com frequência, e a média de gols cresceu.
Acreditar que o Leão se manterá na 3ª posição do Campeonato Brasileiro até o final parece utopia. As oscilações de desempenho e os desfalques importantes virão. Mas o melhor início de competição da história do clube merece ser exaltado, bem como o ganho de pontos que será fundamental para um resultado diferente daquele imaginado até mesmo pelos torcedores mais otimistas do clube ao final da competição.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.