Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

2022 relembra o gigantismo de Cássio na história do Timão. Veja o porquê

Colunista do UOL

04/06/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Se Cássio andou falhando e sendo irregular em determinados períodos das 11 temporadas em que veste a camisa do Timão, o ano de 2022 serve para reforçar o imenso tamanho dele no clube. Há quem o considere o maior jogador dos 112 anos de Corinthians. Não é o caso de promover esse debate agora. Pelo menos o título de goleiro mais eficiente do Brasileirão 2022 até agora é dele.

Antes do início desta rodada, o arqueiro corintiano defendeu 85% das finalizações que tiveram a sua meta como alvo. O número é muito relevante. Além dos três pontos percentuais acima do palmeirense Weverton, que certamente estará com a Seleção na Copa do Mundo, fica bem além dos 80% que Maílson, do Sport, e Daniel, do Internacional, tiveram na última edição do campeonato.

Boa parte do mérito pelas rodadas do Corinthians na liderança é dele. Cássio só ficou de fora da 3ª rodada, justamente o 3x0 para o Palmeiras, a maior derrota alvinegra até aqui no Brasileirão. É impossível dizer se o camisa 12 evitaria a quantidade de bolas na rede caso estivesse em campo, mas em outros jogos foi fundamental para garantir pontos.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Cássio tem números impressionantes no Brasileirão
Imagem: Fonte: Opta

O empate contra o São Paulo é certamente o jogo mais emblemático. A sequência de defesas no final do 1º tempo, período em que o Tricolor era melhor, ficou gravada na memória. Diante de América Mineiro, Internacional e Red Bull Bragantino aconteceu um cenário parecido. Somente nas vitórias sobre Botafogo e Avaí o goleiro não teve participações tão decisivas.

Cássio sempre foi um goleiro de ótimo posicionamento, envergadura incomum, personalidade e concentração alta. Se a velocidade de reação não é exatamente a mesma dos principais goleiros do mundo, algo que fica nítido ao constatar que apenas 40% das defesas que faz são assim, o restante vem dominando o seu desempenho a ponto de torná-lo dominante novamente no cenário nacional.

Se tudo correr normalmente, ele pode se tornar o goleiro com mais jogos na história do Corinthians ainda neste Brasileirão. Ronaldo tem 602 partidas. Cássio 589. Falta pouco também para ultrapassar Luizinho - meia da década de 1950 - e ser o segundo do ranking geral de atletas do clube, atrás apenas do lendário Wladimir.

Outra marca que pode bater é se tornar absoluto como o maior colecionador de títulos do futebol masculino corintiano. Atualmente tem nove, empatado no topo com Luizinho e Wladimir. Chegar a mais um caneco ainda este ano não parece tão provável pelas oscilações da equipe neste momento, mas se há alguém fazendo por onde no Timão, este alguém se chama Cássio.