Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
2022 relembra o gigantismo de Cássio na história do Timão. Veja o porquê
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Se Cássio andou falhando e sendo irregular em determinados períodos das 11 temporadas em que veste a camisa do Timão, o ano de 2022 serve para reforçar o imenso tamanho dele no clube. Há quem o considere o maior jogador dos 112 anos de Corinthians. Não é o caso de promover esse debate agora. Pelo menos o título de goleiro mais eficiente do Brasileirão 2022 até agora é dele.
Antes do início desta rodada, o arqueiro corintiano defendeu 85% das finalizações que tiveram a sua meta como alvo. O número é muito relevante. Além dos três pontos percentuais acima do palmeirense Weverton, que certamente estará com a Seleção na Copa do Mundo, fica bem além dos 80% que Maílson, do Sport, e Daniel, do Internacional, tiveram na última edição do campeonato.
Boa parte do mérito pelas rodadas do Corinthians na liderança é dele. Cássio só ficou de fora da 3ª rodada, justamente o 3x0 para o Palmeiras, a maior derrota alvinegra até aqui no Brasileirão. É impossível dizer se o camisa 12 evitaria a quantidade de bolas na rede caso estivesse em campo, mas em outros jogos foi fundamental para garantir pontos.
O empate contra o São Paulo é certamente o jogo mais emblemático. A sequência de defesas no final do 1º tempo, período em que o Tricolor era melhor, ficou gravada na memória. Diante de América Mineiro, Internacional e Red Bull Bragantino aconteceu um cenário parecido. Somente nas vitórias sobre Botafogo e Avaí o goleiro não teve participações tão decisivas.
Cássio sempre foi um goleiro de ótimo posicionamento, envergadura incomum, personalidade e concentração alta. Se a velocidade de reação não é exatamente a mesma dos principais goleiros do mundo, algo que fica nítido ao constatar que apenas 40% das defesas que faz são assim, o restante vem dominando o seu desempenho a ponto de torná-lo dominante novamente no cenário nacional.
Se tudo correr normalmente, ele pode se tornar o goleiro com mais jogos na história do Corinthians ainda neste Brasileirão. Ronaldo tem 602 partidas. Cássio 589. Falta pouco também para ultrapassar Luizinho - meia da década de 1950 - e ser o segundo do ranking geral de atletas do clube, atrás apenas do lendário Wladimir.
Outra marca que pode bater é se tornar absoluto como o maior colecionador de títulos do futebol masculino corintiano. Atualmente tem nove, empatado no topo com Luizinho e Wladimir. Chegar a mais um caneco ainda este ano não parece tão provável pelas oscilações da equipe neste momento, mas se há alguém fazendo por onde no Timão, este alguém se chama Cássio.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.