Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Sete destaques invisíveis do Brasileirão 2022

Colunista do UOL

29/07/2022 04h00

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O 2º turno do Brasileirão começa neste sábado (30), e nada melhor do que iniciar esta nova fase do certame apontando alguns jogadores que vêm fazendo uma boa competição. São atletas que podem pintar em clubes mais poderosos na próxima temporada em virtude do bom trabalho atual.

A escolha teve como alvo as equipes que possuem menos atenção da grande mídia, e, portanto, não têm seus desempenhos detalhados com frequência. É importante voltar o foco para personagens que podem ser destaques nacionais num futuro próximo.

Joaqum Henrique - Cuiabá

O zagueiro voltou ao clube há apenas três meses. Foi revelado pelo Paulista de Jundiaí, em 2019. Passou por Murici/AL e São José/SP, em 2020, neste último foi campeão paulista da 4ª divisão. Jogou no Botafogo/PB no início de 2021 e logo depois chegou ao Dourado para atuar na equipe sub-23. Disputou o Paulistão 2022 por empréstimo ao Botafogo-SP e teve bom desempenho, o que corroborou o seu retorno.

Tinha apenas três jogos pelo clube de Mato Grosso nesta temporada antes de assumir a condição de titular em junho. Desde então vem sendo um dos defensores de melhor nível do Brasileirão. Muito firme, rápido para fazer coberturas e reagir a situações de mano a mano. Bola aérea eficaz e saída de qualidade. Pode ter uma leitura melhor e não se expor em alguns lances em que sua equipe tem a posse, mas vai evoluir.

01 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Joaquim Henrique em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Matheus Alexandre - Coritiba

O lateral pertence ao Corinthians. Natural de Marília, interior de São Paulo, começou a carreira no clube de sua cidade e se transferiu para a Ponte Preta após disputar uma Série A3 do Paulistão, em 2018. Ficou dois anos e meio com jogos no Sub-20, no Sub-23, e no time principal da Macaca, mas por empréstimo, já que foi comprado pelo Timão por R$ 800 mil em abril de 2019. Nunca, porém, entrou em campo pelo clube.

Passou pela Inter de Limeira no Paulistão de 2021 e foi emprestado ao Coritiba em setembro do ano passado. Foi reserva de Natanael na Série B, mas ganhou espaço com os problemas físicos do antigo titular. Jogador alto, de imposição física e velocidade. Chega facilmente na linha de fundo e tem capacidade para vários ''sprints'' no jogo. Pode melhorar o controle de bola. Tem boa leitura de passes verticais, é muito agressivo.

02 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Matheus Alexandre em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Diego - Goiás

Se tem um jogador capaz de realizar funções diferentes, este é o meio-campista Diego. Já jogou como lateral-direito, ala, volante, meia, atacante, e quase sempre com nível alto de intensidade, além de concentração, habilidade, e boas decisões técnicas em campo. Fisicamente é privilegiado com um ótimo preparo. Jogador leve, de mobilidade. Consegue ocupar uma faixa extensa do gramado com facilidade.

Natural de Macaé, iniciou a carreira no pequeno Barcelona/RJ. Variou por Resende, Friburguense e Portuguesa/RJ e chegou ao Boa Esporte/MG, em julho de 2020. Jogou uma Série C e um Mineiro pelo clube de Varginha, e chamou a atenção do Goiás. Desembarcou na Serrinha há 15 meses e foi titular em 59 dos 66 jogos com a camisa até aqui. Ainda persegue o seu primeiro gol e já deu cinco assistências.

03 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números do onipresente Diego em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Alerrandro - Red Bull Bragantino

Este é o nome mais conhecido nacionalmente desta lista, mas vivia um momento de baixa. Oriundo das divisões de base do Atlético/MG, chegou a ser reserva de um Sul-Americano Sub-17 com a Seleção há cinco anos. Um elenco que tinha Paulinho, Vinícius Junior, Nestor, Vitão e Brenner. Se profissionalizou no Galo em 2018, mas teve mais sequência em 2019, quando fez 13 gols em 29 jogos, uma excelente média.

Dentro da sua política de adquirir jovens valores, o Bragantino pagou R$ 14 milhões no centroavante. Esta é a terceira temporada pelo Massa Bruta, e enfim parece dar a resposta. Fez oito gols e deu duas assistências até este momento. São 28 partidas, metade como titular. Vem ganhando sequência com a lesão de Ytalo e marcou quatro gols nos últimos seis jogos. Muita força e explosão nos metros finais do campo.

04 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Alerrandro em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Raniele - Avaí

Dentro do organizado Avaí, um nome se destaca. O volante Raniele, que também pode jogar como zagueiro, tem contrato até o final do ano, e os seus direitos pertencentes à Jacuipense. Ele nasceu em Baixa Grande/BA. Começou a carreira no Fernandópolis/SP, passou por Ferroviária/SP - onde se profissionalizou em 2016 -, Taubaté/SP, Penapolense/SP, Portuguesa, Botafogo/SP, e chegou ao Bahia em 2021.

Fez 29 jogos no Tricolor, e despertou o interesse do Avaí. Ganhou sequência com Eduardo Barroca. Iniciou 17 das 19 partidas desta Série A. Ficou fora duas vezes por excesso de cartões. Marca forte e tem velocidade para fazer coberturas. Boa condução de bola e facilidade de realizar infiltrações. Chutes potentes. Pode melhorar um pouco mais a leitura da força que utiliza em alguns lances de defesa. É 1º volante.

05 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Raniele em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Wellington Rato - Atlético/GO

Nascido no Rio de Janeiro, começou jogando no Audax. Passou pela filial do clube em Osasco e em sua cidade natal. Jogou também no Dom Bosco/MT, Red Bull Brasil, Caldense, Sampaio Corrêa - onde foi campeão da Copa do Nordeste de 2018 -, Joinville e Ferroviário/CE. Chegou ao Dragão em outubro de 2020 e não demorou a se destacar. Acabou emprestado ao futebol japonês no ano passado e retornou em janeiro.

É um meia canhoto, de ótima finalização, habilidade, e qualidade nos passes para a área. Não se trata exatamente de um organizador, por isso parte dos lados do campo. Funciona mais como um complemento na região de definição dos lances: último passe e arremates. Fez 18 jogos neste Brasileirão, 16 como titular, marcou quatro gols. Não possui tanta velocidade e costuma cair fisicamente no 2º tempo.

06 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números de Wellington Rato em 2022
Imagem: Fonte: Opta

Pedrinho - América/MG

O América possui alguns jogadores de velocidade. Um deles, porém, vem chamando a atenção em relação aos demais. Pedrinho ganhou recentemente a condição de titular pela esquerda do ataque do time de Vágner Mancini. Resultado das boas participações que acrescentou. É muito habilidoso e inventivo para encontrar espaços com a bola dominada. Rápido e corajoso para buscar o enfrentamento individual.

Um outro diferencial é a busca pela área. Por ser destro, carrega nesta direção ou se movimenta sem a bola no sentido. É veloz! Pode melhorar a finalização e o último passe. Começou a carreira no Osasco Audax. Passou pelo Oeste e pelo Athletico Paranaense. Pertence ao Red Bull Bragantino, clube que defendeu em 2021. Fez um gol e deu uma assistência em 13 jogos no atual Brasileirão, mas apenas seis como titular.

07 - Fonte: Opta - Fonte: Opta
Os números do habilidoso Pedrinho em 2022
Imagem: Fonte: Opta