Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Evolução de Khellven, o projeta para voos maiores
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Uma das posições mais carentes do futebol brasileiro nos últimos é a lateral direita. Há dificuldade de afirmação e regularidade em alto nível para diversos nomes surgidos recentemente. Então, é bom ficar de olho na curva de projeção dos atletas da posição. O que tem a maior margem de crescimento neste momento em solo brasileiro é o jovem Khellven, do Athletico.
Com apenas 21 anos, o jogador natural de Alexandria, cidade bem no interior do Rio Grande do Norte, assumiu a condição de titular nesta temporada e viu seu futebol se aprimorar. Trabalhou aspectos em que apresentava dificuldades, melhorou em valências que já se destacava, e se transformou em um dos atletas mais regulares do time de Felipão. Está voando!
Khellven apareceu para o Furacão quando disputou uma 2ª divisão do Campeonato Catarinense pelo Guarani de Palhoça, com apenas 17 anos, em 2018. Poucos meses depois já estava na base do rubro-negro e estreou no time principal em 2019. Foi titular nos últimos três jogos da conquista da Copa do Brasil naquela temporada.
Depois oscilou entre a titularidade e a primeira opção para a lateral-direita no banco de reservas, mas iniciou 41 dos 76 jogos em que foi utilizado até o início da atual temporada. O convívio com diferentes companheiros, adversários, e treinadores, fez com que o crescimento fosse acelerado. E o nível de hoje é o resultado disso.
A principal melhora veio na parte defensiva. Consegue se posicionar com mais correção e tem leitura apurada dos movimentos a serem feitos em passes em profundidade, bem como as coberturas nas costas dos zagueiros em bolas cruzadas na segunda trave. Claro que precisa crescer para se tornar destaque no mais alto nível do futebol mundial, mas já é muito competitivo sem a bola. Não comprometeria em algumas outras ligas.
Na parte ofensiva, ataca como um trator! Mesmo não sendo um jogador de físico avantajado, compensa com muita intensidade nas ações. Velocidade e agressividade nos movimentos de ultrapassagem e apoio, qualidade nos passes ao receber na base das jogadas, e nos cruzamentos ao buscar a linha de fundo.
A maior rodagem profissional trouxe também a leitura apurada nas tomadas de decisão ao se aproximar da área. Anteriormente pecava demais neste aspecto. Se precipitava. Agora não. Tanto que já tem 13 assistências somadas nas duas últimas duas temporadas, além de quatro gols marcados. Cruza bem, funciona nas cobranças de faltas laterais e escanteios, e ainda se arrisca com sucesso em chutes de longa distância.
Sondado pelo Almeria há duas temporadas, não será surpresa se Khellven for negociado com clubes de ligas relevantes no cenário europeu em tempo breve, nem se for lembrado para a Seleção no próximo ciclo de Copa do Mundo. Tem potencial para isso.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.