Topo

Rodrigo Coutinho

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

Arthur no Liverpool. Ex-diretor do Grêmio afirma: 'Era o que ele precisava'

Colunista do UOL

01/09/2022 11h14

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O mundo do futebol acordou com uma notícia muito surpreendente na manhã desta quinta-feira. De acordo com o jornalista italiano Fabrizio Romano, o meio-campista Arthur será jogador do Liverpool. A Juventus, detentora dos direitos do atleta, topou emprestá-lo ao clube inglês em uma operação sem grandes custos aos Reds.

A informação pegou a todos de surpresa, principalmente pelo nível apresentado por ele nas últimas temporadas. Há quatro anos na Europa, não conseguiu render bem de forma regular no Barcelona e na Juventus, mas acabou despertando o interesse do Liverpool no último dia da janela. Os ingleses têm muitos problemas de lesão no setor de meio-campo e dividirão os pagamentos de salários do brasileiro com a Velha Senhora.

O diretor executivo de futebol Júnior Chávare, que participou de toda a sua formação no Tricolor Gaúcho, entende que agora na Premier League, considerada uma das ligas mais difíceis do mundo, o jogador tem de tudo para voltar a ser o que era.

"O Arthur foi um dos atletas mais habilidosos com quem eu trabalhei e com uma cabeça diferente, fora da curva. Acho que ele estava precisando de um clube formado como o Liverpool e, o principal, trabalhar com um técnico como o Klopp, que sabe explorar como ninguém as valências técnicas e táticas de qualquer jogador, além de trabalhar o lado humano como ninguém. Vejo uma sinergia que vai trazer ganhos significativos tanto a equipe como a ele", opina o executivo.

01 - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Júnior Chávare já foi gerente da base do Grêmio
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Chávare era o diretor da base do projeto Lapidar em 2012, quando Arthur chegou com apenas 15 anos ao Grêmio. Segundo ele, a experiência na Europa, por ligas diferentes, vai trazer um amadurecimento ao atleta.

"Sempre foi um cara muito focado em buscar os seus objetivos. Tenho certeza que em breve o Liverpool vai perceber que ele tem muito a contribuir para a equipe. Além disso está com apenas 26 anos e pode perfeitamente superar as dificuldades, aponta.

Além do desempenho decepcionante até aqui na Europa, Arthur viveu problemas disciplinares no Barcelona, e isso fez com que sua valorização diminuísse muito no mercado. O estilo de jogo cadenciado e a pouca intensidade recente contrasta bastante com o ritmo que se joga futebol na Premier League. Terá que se adaptar rapidamente.

A ida ao Liverpool não deixa de ser também o último suspiro na luta por uma vaga na Copa do Mundo de 2022. Tite é fã do seu futebol e o convocou mesmo meio às más fases que viveu. Se conseguir se colocar em um nível minimamente competitivo, certamente aumenta consideravelmente as chances de estar entre os 26 convocados da Seleção.