Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Chelsea confirma início preocupante de temporada em derrota na Croácia

Colunista do UOL

06/09/2022 15h42

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Os Blues são os atuais campeões do Mundial de Clubes e possuem um dos maiores orçamentos da Europa. Investiram bastante na última janela. Mas até aqui, com sete jogos disputados na temporada, a irregularidade chama a atenção. Ela apareceu novamente na estreia da Champions, e o organizado Dinamo Zagreb não perdoou. Foi responsável pela primeira zebra desta fase de grupos com o 1x0 no placar.

Thomas Tuchel não teve Thiago Silva e Kanté disponíveis para o duelo. O recém-contratado Fofana formou o trio de zaga com Koulibaly e Azpilicueta. Kovacic seguiu no meio. Cucurella, Jorginho e Mendy, titulares na maioria dos jogos, foram preservados. Chilwell, Mount e Kepa iniciaram a partida. Aubameyang estreou no comando do ataque.

Se havia uma forma de ser perfeito, o Dinamo encontrou no 1º tempo. Mesmo sofrendo com a boa circulação de bola e a ocupação de espaços do Chelsea nos dez minutos iniciais, resitiu, e cumpriu a missão de ser letal nos contra-ataques. É bem verdade que o desentrosamento de Aubameyang com Havertz e Sterling ajudou. Tomaram decisões erradas e o ganês esteve em impedimento três vezes só na 1ª etapa.

Orsic foi preciso aos 13 minutos. Ljubicic aproveitou erro de passe de Sterling no campo de ataque e lançou Petkovic. A escorada de peito encontrou o camisa 99, que se beneficiou da leitura errada de Fofana e Koulibaly no lance, e arrancou para finalizar às redes uma aula de contra-ataque.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Dinamo Zagreb e Chelsea estrearam no Grupo E da Champions League 2022-2023
Imagem: Rodrigo Coutinho

A partir daí o Chelsea foi outro time. Se fazia boas transições defensivas e era envolvente até o terço final do campo, passou a precipitar passes para a área, se mexer de forma confusa, entrar em modo débil, e ver cair a intensidade. Não criou mais nada e viu os croatas chegarem perto de ampliar. Kepa fez ótima defesa em chute de Ademi aos 30'. Orsic também assustou após bela tabela com Petkovic.

Não era mais um Zagreb só dependente dos contra-ataques. Rodou a bola com desenvoltura no campo rival contra um Chelsea totalmente letárgico em fase defensiva. Tuchel sacou Azpilicueta para a entrada de Ziyech no intervalo. O marroquino entrou pelo lado direito do ataque e o esquema com três zagueiros foi desfeito. Havertz fez companhia e Aubameyang por dentro.

O cenário inicial de ''ataque contra defesa'' voltou a ser a realidade do jogo no 2º tempo, mas continuava faltando poder de infiltraçãos aos ingleses. Os cruzamentos para a área acabavam sendo a principal arma, principalmente com Ziyech pela direita. A zaga croata respondia muito bem e o time dava algumas estocadas na frente, novamente a partir dos ótimos pivôs de Petkovic.

02 - Chelsea FC - Chelsea FC
Havertz tenta o cruzamento após fazer uma jogada contra o Dinamo de Zagreb, pela Champions League
Imagem: Chelsea FC

Kepa fez grande defesa em chute de Ristovski da entrada da área. A bola ainda pegou no travessão na sequência. Jorginho e Broja entraram para aumentar a qualidade na distribuição dos passes e acrescentar mais força na área. Cucurella e Pulisic também foram a campo.

O time até rondou a área perigosamente, mas não conseguiu superar a retaguarda rival. A defesa croata fez um jogo impecável diante de um ataque inoperante. Reece James chegou a acertar a trave e Livakovic parou Ziyech em finalização a queima-roupa. Diante da diferença em muitos aspectos entre as equipes, os Blues deixaram muito a desejar.