Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Martinelli merece estar entre os 26 de Tite
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Ele saiu muito jovem do Brasil e talvez por isso não seja tão comentando nas rodas de debate sobre os últimos nomes da lista de Tite para a Copa do Mundo. Mas se levarmos em conta a qualidade que possui e o que fez dentro de campo nos últimos meses, mesmo com a pesada concorrência que enfrenta, não há como Gabriel Martinelli não ser chamado.
Raphinha é o titular pela direita. Vinícius Junior luta para ter o mesmo status pela esquerda. Antony e Rodrygo estão garantidos. Richarlison, Gabriel Jesus e Neymar também podem jogar pelos lados. Isso torna a vida de Martinelli mais difícil, mas existe uma ''nona vaga'' em aberto para um atacante - Pedro deve ficar com a oitava. E ela pode ser herdada pela escassez de boas opções no setor de meio-campo.
Lucas Paquetá, Fred, Everton Ribeiro e Bruno Guimarães serão as opções mais avançadas no setor de meio-campo. Estão garantidos no Mundial. Phillipe Coutinho caiu muito de produção e nem foi relacionado para o jogo deste final de semana do Aston Villa. Isso gera a possibilidade da abertura de mais uma vaga para o ataque.
Além de Martinelli, Gabigol e Roberto Firmino seriam as alternativas de Tite. Nenhum dos dois mostrou o nível do ponta do Arsenal ao enfrentar adversários num padrão mais próximo ao que a Seleção vai encarar na Copa do Mundo. Drible e agressividade pela esquerda. Bons passes e decisões finais, finalizações precisas, contribuições nas bolas paradas. O desenvolvimento dele chama a atenção.
Pesa contra o fato de não poder ser utilizado como meia, algo que Firmino poderia cumprir. Já são cinco gols marcados e duas assistências em 18 jogos nesta temporada, 16 como titular. Foi decisivo, por exemplo, no duelo diante do Liverpool, ao marcar um gol e dar uma assistência. Tem sido imprescindível na excelente campanha que o Arsenal faz na Premier League.
Com passagem pela base do Corinthians, o atacante de 21 anos foi revelado pelo Ituano e acabou comprado por R$ 30 milhões em junho de 2019. Mesmo em meio a temporadas irregulares dos Gunners, conseguiu destaque e parece consolidado como um dos principais atacantes do momento da Premier League.
Soma apenas 78 minutos com a camisa da seleção principal. Entrou contra Chile e Bolívia, nas últimas duas rodadas das Eliminatórias, e no amistoso contra o Japão, em junho. Era um dos reservas do time que conquistou o bicampeonato olímpico em Tóquio. Entrou em três jogos.
Martinelli dificilmente seria titular. No setor em que rende melhor, há a justa preferência por Vinícius Junior ou Lucas Paquetá. Rodrygo também poderia jogar ali. Mas é mais uma opção de qualidade dentro do plantel, principalmente por estar habituado ao nível de enfrentamento que o Brasil terá na Copa. A meritocracia daria uma vaga a ele.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.