Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Casemiro deveria ser o capitão na busca pelo hexa

Colunista do UOL

09/11/2022 08h16

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Um importante detalhe ainda está indefinido na seleção brasileira que vai buscar o sexto título mundial no Catar: o capitão. Algo que para muitos parece ser apenas simbólico no futebol de hoje, é de suma relevância dentro de um contexto de Copa do Mundo. O emocional pesa muito. Assim como a imposição perante companheiros e adversários. Tite tem em Casemiro o nome que melhor se encaixa neste perfil.

Discreto e sem muitas aparições polêmicas fora de campo, o volante revelado no São Paulo se transforma dentro do gramado. Sua evolução profissional começou no Porto, em 2014/2015. Depois disso voltou para o Real e se fixou como um dos maiores volantes da história do clube. Muito pela qualidade técnica e força de marcação, mas também pela postura como atleta.

Ganhou tudo no Bernabéu, em alguns momentos até como protagonista. Tanto que optou por seguir um novo caminho na carreira ao fechar com o Manchester United. É óbvio que a parte financeira, um contrato diferente, e a possibilidade de jogar a melhor liga do planeta pesaram, mas o ato mostrou o quanto Casemiro não se acomoda. Uma virtude de quem quer sempre se desafiar e superar barreiras.

Dentro do atual grupo da Seleção, o camisa 5 parece atrás de Thiago Silva e Daniel Alves na ''hierarquia da braçadeira''. Como Dani deve ser reserva, Thiago surge como favorito, mas já teve episódios bem questionáveis como capitão.

01 - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Casemiro durante treino da seleção brasileira em Le Havre, na França
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

O principal deles foi se isolar, chorar e se sentar em cima da bola antes da decisão por pênaltis contra o Chile, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2014. Nada contra. Cada um sente a responsabilidade de uma forma. Mas definitivamente não é o que se espera de um líder num momento de crise.

Outro fato que incomoda em Thiago é a pouca consciência na hora de se posicionar publicamente em prol de um bem comum. Se omitiu em embates importantes recentes entre jogadores e a diretoria da CBF. Casemiro já mostrou ímpetos diferentes em ocasiões similares.

No próprio Real, mesmo com caras como Sérgio Ramos, Marcelo, Modric, Kroos e Cristiano Ronaldo em campo, era um dos pilares mentais de uma equipe vencedora.

As cinco Champions League que venceu dão um respaldo enorme. Os árbitros que apitam os principais jogos desta competição estarão nas partidas importantes da Copa, assim como o nível de enfrentamento com os adversários e a inteligência emocional necessária.

Tite já deu mostras que acabará com o rodízio da braçadeira, algo que promoveu basicamente em todos os momentos de seu trabalho, e Casemiro é o homem ideal para se fixar nesse posto.