Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Mesmo com Kanté e Pogba, Tchouaméni já seria fundamental na França
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A França é a atual campeã mundial e certamente tem a geração com o maior número de opções de alto nível para montar seu elenco. Isso teve um abalo com as lesões de jogadores importantes nos últimos meses. Entre eles, a dupla de volantes Kanté e Pogba, que verão a Copa de casa. Deschamps, porém, tem em mãos um jogador que poderia ser titular até com a presença do consagrado dueto no Qatar.
Com 22 anos de idade, Tchouaméni jogará o seu primeiro Mundial, precisa se provar neste nível hierárquico, mas mostra há algumas temporadas o tipo de futebol que pode acrescentar aos Le Bleus. Contratado pelo Real Madrid depois de dois ótimos anos no Monaco, tomou conta da posição que era de Casemiro. E vem apresentando um desempenho muito eficaz no setor.
É muito provável que o 3-4-1-2 seja o esquema adotado pelos franceses. Pogba e Kanté poderiam formar a dupla à frente do trio de zaga, mas nenhum dos dois possui a capacidade de posicionamento de Tchouaméni por ali.
Kanté marca muito bem, se mexe com inteligência, infiltra, retoma bolas no campo rival, carimba a bola com frequência, e não é um ''primeiro volante'' nato. Pela fase de Pogba, que novamente vive um momento de baixa na carreira, é possível dizer que a melhor dupla de volantes para a França seria Tchouaméni e Kanté, mesmo considerando a genialidade do jogador da Juventus na intermediária ofensiva.
A França precisa de equilíbrio. A formatação com três zagueiros tem, entre outros objetivos, a missão de dar total liberdade aos três homens mais talentosos do time: Griezmann, Mbappé e Benzema. Com Griezmann por trás da dupla de ataque, eles possuem total liberdade de movimentação e menos obrigações defensivas. Nenhum deles precisa voltar marcando um lateral adversário, por exemplo.
Por isso Tchouámeni seria fundamental em qualquer cenário. Sabe-se que Pogba não é tão afeito ao trabalho defensivo, e isso poderia sobrecarregar a última linha da equipe. O volante do Real Madrid resolve essa questão. Não que seja um jogador restrito à marcação, mas certamente não faltará pegada, capacidade de cobrir os espaços, e qualidade na iniciação das jogadas. É o '5'' ideal.
Um dos grandes desafios de Deschamps agora é encontrar o parceiro de Tchouaméni em uma posição que conhece muito bem. Rabiot e Guendouzi passam longe de ser unanimidades, mas parecem na frente do talentoso Camavinga nesta corrida. Seja qual for o escolhido, a presença do novo camisa 8 dos Le Bleus vai garantir a possibilidade de brilho para o trio de frente mais letal desta Copa.
A França estreia na próxima terça-feira, às 16h, contra a Austrália. Na segunda rodada, encara a Dinamarca, às 13h do dia 26 de novembro. E encerra a participação na fase de grupos diante da Tunísia, no dia 30, a partir do meio-dia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.