Topo

Rodrigo Coutinho

OPINIÃO

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Senegal encontra o melhor time na hora certa

Colunista do UOL

29/11/2022 13h58

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

Ter sucesso em uma competição de alto nível sem o seu melhor jogador é tarefa das mais difíceis, mas Senegal já pode dizer que está conseguindo. Venceu o Equador por 2x1 no Khalifa Stadium e se classificou para as oitavas de final da Copa do Mundo 2022. Algumas mexidas feitas na equipe foram fundamentais para dar mais criatividade e imposição física, minimizando assim o desfalque de Sadio Mané.

Gustavo Alfaro não teve o suspenso Jhegson Méndez. Gruezo e Alan Franco formaram o meio-campo com Moisés Caicedo. O time voltou ao 4-3-3 com Enner Valencia pela esquerda. Já Aliou Cissé sacou Nampalys Mendy e Diatta do time. Reforçou o meio com Ciss e Pape Gueye ao lado de Gana Gueye. Depois de entrar bem contra o Qatar, Iliman N´Diaye recebeu oportunidade no ataque.

Senegal foi bem superior ao Equador no 1º tempo. Precisando da vitória para se classificar, se lançou ao ataque buscando bolas diretas para os pontas pelo alto. Ismaila Sarr era o principal alvo, ele dominava ou raspava a bola para a infiltração de Pape Gueye. A mesma dinâmica era buscada por N´Diaye e Gana Gueye pela direita. E as jogadas fluíram. Sabaly e Ciss também auxiliaram na articulação.

Gana Gueye e Boulaye Dia perderam grandes chances antes dos dez minutos. Ismaila Sarr, Pape Gueye e Ciss também incomodaram o goleiro Galindez. A confiança cresceu e o time também passou a produzir com trocas de passes curtos e aproximações no campo rival.

01 - Rodrigo Coutinho - Rodrigo Coutinho
Como Equador e Senegal iniciaram o duelo válido pela 2ª rodada do Grupo A da Copa do Mundo 2022
Imagem: Rodrigo Coutinho

Aos 41', Sarr recebeu em profundidade nas costas da zaga rival e foi derrubado por Hincapié. Bateu o pênalti dois minutos depois e só deslocou o goleiro adversário para botar os africanos na frente. O ponta era disparado o melhor em campo naquele momento!

O Equador, além de ficar preso nos intensos encaixes de marcação de Senegal e não conseguir progredir no campo, não marcava com eficiência. Perdia fisicamente os duelos, não tinha tanta compactação para realizar as coberturas no tempo certo. Acabou totalmente anulada. Por mais que tivesse tentado igualar a intensidade dos Leões de Teranga, não foi capaz.

Alfaro sacou os inoperantes Gruezo e Alan Franco no intervalo. Cifuentes e Sarmiento entraram. O time passou ao 4-4-2, com Enner Valencia e Estrada formando dupla de frente. Senegal recuou o seu bloco de marcação e os sul-americanos, enfim, se estabeleceram no campo de ataque. O problema é que a falta de criatividade seguia pautando os equatorianos. Senegal praticava uma excelente marcação!

02 - Buda Mendes/Getty Images - Buda Mendes/Getty Images
Ismaila Sarr bateu pênalti com frieza e abriu o placar para Senegal na partida contra Equador na Copa do Mundo
Imagem: Buda Mendes/Getty Images

O Equador chegando a um improvável empate aos 23'. Plata bateu um escanteio com perfeição pela direita, Torres desviou na primeira trave e Moisés Caicedo marca na segunda trave. Senegal não abaixou a cabeça e voltou ao comando do placar dois minutos depois. Enner Valencia afastou mal uma falta cobrada por Gana Gueye dentro da área e Koulibally bateu de chapa para marcar.

Mesmo tentando pressionar, os sul-americanos ficaram mais perto de levar o terceiro gol do que empatar. A produção ofensiva seguiu abaixo da média. Apenas um chute de Plata incomou Mendy. Do outro lado, Pape Gueye e Boulaye Dia assustaram em chutes da entrada da área.

O Equador acabou eliminado na fase de grupos pela terceira das quaro vezes em que disputou a Copa. Já Senegal chega às oitavas de final pela segunda vez na história. Repete o feito de 2002, ano de estreia nos Mundiais.