Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Força do elenco inglês é reafirmada em despedida da 1ª fase
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
Com quatro jogadores que ainda não haviam sido titulares neste Mundial, a Inglaterra não teve maiores dificuldades para bater País de Gales por 3x0 e confirmar o 1º lugar no Grupo B da Copa 2022. Foden e Rashford, teoricamente reservas, desequilibraram diante de uma defesa muito fechada até sair o primeiro gol. Longe de serem muito convincente coletivamente, os ingleses relembraram seu potencial individual.
Robert Page, depois de muitos jogos, abandonou o esquema com linha de cinco na defesa. Montou um 4-2-3-1. Ben Davies atuou na lateral-esquerda e Neco Williams na direita. Allen entrou no meio-campo e Wilson saiu. Daniel James entrou no ataque. Gareth Southgate sacou Trippier, Mount, Saka e Sterling para as entradas de Walker, Henderson, Phil Foden e Rashford. Manteve o 4-3-3.
Mesmo precisando de uma vitória expressiva para ter chances de classificar, País de Gales, como esperado, não tomou a iniciativa de atacar. Inferior tecnicamente, se retraiu e esperou um erro da Inglaterra para tentar criar em contra-ataques. A alternativa foi a bola longa para Moore escorar. Nas duas formas de agredir o adversário não foi feliz. A defesa inglesa não teve dificuldades para inibir as tentativas.
Com a bola, porém, faltou ao English Team mais calma para acertar as decisões e os gestos técnicos ao se aproximar da área. Não faltou intensidade e nem movimentação, tão pouco boa ocupação de espaços. A bola circulava bem até os últimos metros do campo, mas havia sempre um equívoco importante para ''matar'' as jogadas. O time galês se fechou muito bem também. Foi organizado e agressivo para marcar.
As melhores chances da Inglaterra aconteceram em contra-ataques após as muitas bolas retomadas no campo rival. Rashford perdeu ótima oportunidade. Harry Kane o deixou na cara do gol. Foden também mandou por cima um lindo contra-ataque construído por ele, Bellingham e Henderson pela direita. Stones, aproveitando cobrança de escanteio, fez Ward trabalhar. Rashford tentou de bicicleta, mas mandou pra fora.
A dinâmica ofensiva do time de Southgate pela direita foi um pouco diferente de quando Trippier atua. Foden deu mais amplitude pelo setor e revezou esse papel com Henderson, enquanto Kyle Walker ficava mais centralizado. Por vezes alinhado aos zagueiros. Os galeses, que perderam Neco Williams lesionado e passaram a ter Roberts na lateral, só chegaram com relativo perigo em chute de Allen da entrada da área.
Robert Page surpreendeu ao sacar o apagado Bale no intervalo para a entrada de Brendan Johnson. Já a Inglaterra voltou com os pontas em lados invertidos em relação ao 1º tempo. E isso funcionou logo de cara. Foden fez jogada individual pela esquerda e acabou derrubado na entrada da área. Rashford bateu no ângulo esquerdo de Ward e abriu o placar.
Um minuto depois, Rashford roubou uma bola de Davies na saída e Harry Kane cruzou rasteiro para Foden ampliar. Os galeses ainda tentaram diminuir em boas finalizações de Daniel James e Moore, mas quem balançou as redes mais uma vez foi Marcus Rashford. Ele recebeu o lançamento de Kalvin Phillips nas costas da zaga, ''bagunçou' Roberts e bateu firme de canhota para marcar mais um.
O próprio Rashford, Bellingham e Stones ainda tiveram chances de anotar o quarto gol inglês, mas pararam em Ward e no travessão. Depois de 64 anos sem disputar uma Copa do Mundo, País de Gales volta para casa com um empate e duas derrotas. Já a Inglaterra vai encarar Senegal nas oitavas de final. Será a nona vez que a seleção disputará essa fase.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.