Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Croácia já tem mais 'pódios' em Copas do que seleções badaladas
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
A seleção croata acabou com o sonho marroquino e bateu os africanos por 2x1 neste sábado. O resultado deu o terceiro lugar da Copa do Mundo 2022 aos europeus, que alcançaram o seu terceiro pódio em Mundiais num total de seis participações. Os balcânicos foram vice em 2018 e também ficaram com o 3º lugar em 1998. O feito é gigante! Somados, Portugal, Espanha e Inglaterra empatam em pódios com a Croácia na história das Copas
Escalações
Zlatko Dalic não contou com alguns titulares desgastados fisicamente desde o início do jogo. Juranovic, Lovren, Borna Sosa e Brozovic foram eles. Stanisic entrou na lateral-direita, Sutalo na zaga, Perisic foi recuado para a lateral-esquerda, Orsic entrou no ataque. Majer e Livaja também foram titulares.
Já Walid Regragui teve o desfalque de Mazraoui na lateral-esquerda. Attiyat-Allah entrou novamente. Saiss e Nayef Aguerd, longe do ideal na parte física, ficaram no banco. Achraf Dari e El Yamiq formaram a zaga. Ounahi e Amallah também foram poupados inicialmente. Sabiri e o jovem El Khannous entraram no meio-campo.
Bola rolando
Se Croácia e Marrocos protagonizaram um empate sem gols e sem graça na 1ª rodada desta Copa do Mundo, entraram em campo dispostos a escrever uma nova história no confronto. Antes dos dez minutos cada seleção já havia balançado a rede adversária uma vez. E utilizaram os zagueiros para isso. Gvardiol cabeceou após linda jogada ensaiada em cobrança de falta de Majer escorada por Perisic.
Achraf Dari respondeu na mesma moeda pelos africanos. Ziyech bateu falta lateral na área, a zaga croata cortou parcialmente, e o camisa 20 atacou a pequena área para marcar. O time europeu tinha a bola no campo de ataque. Encontrava mais espaços que o comum às equipes que encararam os marroquinos neste Mundial. Sabiri e El Khannous não conseguiram fechar os espaços que Ounahi e Amallah geralmente fazem.
As linhas de passe da Croácia foram estabelecidas então. Sempre explorando os movimentos de Majer e Orsic por trás do meio-campo rival. Livaja e Kramaric também ofereciam bons apoios. Perisic era muito agudo pela esquerda. Gvardiol, Modric e Kovacic verticalizavam o passe no campo de ataque. Modric e Kramaric fizeram Bono trabalhar antes do golaço marcado por Orsic na reta final do 1º tempo.
Marrocos chegou a melhorar na segunda metade do 1º tempo. Intensificou a marcação e encaixou contra-ataques perigosos. Ziyech finalizou pra fora duas vezes em jogadas assim. En-Nesyri quase marcou de cabeça em escanteio cobrado pelo camisa 7. Chair entrou no lugar de Sabiri no intervalo. Ounahi foi a campo dez minutos depois na vaga do jovem El Khannous. O jogo voltou a ficar mais aberto.
A Croácia mostrava-se mais segura. Dava poucos espaços na defesa e imprimia velocidade ao roubar a bola na região intermediária do campo. Orsic quase marcou mais um belo gol em chute da entrada da área. En-Nesyri teve a melhor chance dos marroquinos ao receber um cruzamento na área aos 29', mas Livakovic saiu muito bem do gol para abafar a finalização.
Por mais que ocupasse o campo de ataque durante quase toda a 2ª etapa, os marroquinos mostravam poucas soluções para furar o bloqueio rival. En-Nesyri, em cabeçada por cima do gol, voltou a assustar nos acréscimos. Já Kovacic teve uma grande chance para ampliar nos últimos minutos, mas o placar não se alterou mais.
É preciso realocar a Croácia na hierarquia do futebol mundial. Ficou entre as três primeiras colocadas nas últimas duas Copas e só caiu para Portugal e Espanha na prorrogação nas últimas duas Euros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.